Começa a reconstrução do Trapiche.
Trapiche da Praia da Saudade fica no final da Rua Vereador José do Vale Pereira. Foto Daniel Marques.
A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, começou nesta quarta-feira, dia 8, a preparação para a reconstrução do Trapiche do Largo dos Menezes, na Praia da Saudade, em Coqueiros, com a montagem do canteiro de obras e o fechamento do local com tapumes.
O cronograma prevê para a semana que vem o início dos trabalhos de demolição da carcaça da antiga estrutura, informa o secretário Rafael Hahne.
Fotos Moacir Reis Vieira
Há um ano paralisada, a obra – que ganhou ordem de serviço em setembro de 2022 – agora será executada por uma nova empresa a MLA Construções Ltda – Epp. Segundo a Secretaria de Transporte e Infraestrutura, o projeto lançado – na época – segue o mesmo formato.
O novo píer será feito no lugar do que existia ao final da Rua Vereador José do Vale Pereira, uma vez que a “carcaça” do que sobrou com o passar do tempo será demolida. A maior diferença é que o antigo trapiche era todo de concreto, e o que irá substituí-lo será do mesmo material, porém, com piso de madeira tipo deck, já que não só servirá de travessia para pedestres como terá plataforma de contemplação com bancos e pergolado.
No passado, o píer dava acesso a uma ilhota que tinha estrutura e abrigou os restaurantes Arrastão, na década de 1960, e Beliscão, nos anos 1970 (foto abaixo).
Leia mais sobre o novo Trapiche da Praia da Saudade no link abaixo.
https://folhadecoqueiros.com.br/prefeitura-de-florianopolis-vai-reconstruir-o-tradicional-trapiche-da-praia-da-saudade/
Parque será inaugurado
Depois de um ano de obras e várias datas transferidas por conta das chuvas, o Parque de Coqueiros vai ser aberto oficialmente ao público neste sábado, dia 11, às 10h. Prefeito Topázio Neto está convidando a todos para o ato de inauguração.
Visita ao Ministério Público
Integrantes da Associação de Moradores de Coqueiros – Pró-Coqueiros – e Conselho de Segurança da Região de Coqueiros – Conseg 31 – estiveram na quarta-feira, dia 8, em visita ao promotor Daniel Paladino, da 30ª Promotoria de Justiça da Capital.
Na reunião, que tratou de segurança no trânsito do bairro, foi entregue ao promotor ofício solicitando uma intervenção do Ministério Público com relação ao reparo e substituição dos semáforos da Avenida Engenheiro Max de Souza, a principal da região.
Em nome da comunidade, as duas entidades informaram ao promotor os problemas enfrentados, diariamente, por pedestres e alunos das escolas locais, já que a travessia da avenida em faixas de segurança é um risco permanente de acidentes.
“Estamos aqui para colaborar com o Ministério Público no sentido de regularizar os equipamentos que estão danificados e precários, trazendo uma grande desordem ao trânsito do bairro. É preciso que as pessoas voltem a circular nas ruas com segurança”, aponta a presidente do Conseg, Elaine Otto.
Também foi entregue ao promotor um Estudo de Caso e Impacto sobre Trevo/Binário de Coqueiros, sistema recém-implantado pela Prefeitura de Florianópolis nas Rua Capitão Euclides de Castro e Avenida Max de Souza. O estudo, realizado pelo empresário Leo de Paula, registra com fotos diárias alguns entraves da obra e mostra sugestões para melhorar o trânsito e prevenir acidentes nas vias.
Estiveram na reunião, o presidente da Pró-Coqueiros, Leonardo Contin, a presidente do Conseg 31, Elaine Otto, representante do Núcleo de Mobilidade Ativa do Conseg, Leo de Paulo, e integrantes da Pró-Coqueiros, Maristela Costa e Maurício Pamplona.
Fotos da reunião: Leonardo Contin
Saiba mais sobre Segurança no Trânsito no link abaixo.
https://folhadecoqueiros.com.br/comunidade-de-coqueiros-exige-mais-seguranca-no-transito-da-max-de-souza/
A terceira idade se diverte
Na segunda-feira, dia 6, a festa ficou por conta do Grupo de Idosos da região de Coqueiros. A turma participou do Baile Floripa 60+, um evento privado para participantes dos grupos de convivência e atividade física da Capital. Promovido pela Assessoria Municipal de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, o baile aconteceu no CentroSul , em Florianópolis, e levou um grande número de dançarinos que se divertiu a tarde inteira.
“Teve até um músico tocando saxofone. Um show de festa”, comemora a moradora Mariza Pecoits, integrante do Grupo de Corrida, Caminhada e Pedalada do Centro de Saúde de Coqueiros.
O evento contou com Coffee Break para os participantes e sorteio de brindes. Atualmente o programa Floripa 60+ atende aproximadamente 4.500 pessoas idosas na Capital, contando com 120 grupos de convivência e 18 de atividades físicas.
“É um momento especial de muita felicidade e diversão. Como resultado, promovemos a melhoria do nível social, cognitivo e da qualidade de vida dos participantes”, explica Sandra Maria Raimundo, Assessora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa.
Wilmar foi o pé de valsa da festa. Nas fotos, com Maria Terezinha e Zulma. Fotos Divulvação/Folha.