Novo píer terá plataforma com bancos e pergolado para contemplação da região.
A Prefeitura de Florianópolis vai reconstruir o tradicional trapiche do Largo dos Menezes, na Praia da Saudade, em Coqueiros. O prefeito Topázio Neto e o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, assinaram a ordem de serviço para início da obra na tarde desta quarta-feira, dia 21, no Centro Cultural do Continente.
O novo píer será feito no lugar do trapiche que existe hoje, que será demolido devido ao estado precário, ao final da Rua Vereador José do Vale Pereira. “A maior diferença é que o antigo trapiche era todo de concreto, e o que irá substituí-lo será do mesmo material, porém, com piso de madeira tipo deck, já que não só servirá de travessia para pedestres como terá plataforma de contemplação com bancos e pergolado”, explica o prefeito Topázio.
A estrutura que avança mar adentro até a ilhota – que é terra da marinha e, portanto, área de patrimônio da União, podendo ser utilizada por pessoa física ou jurídica por meio de cessão de uso – tem 95 metros de extensão e três metros de largura com 301,89 m2 de área total.
De acordo com o secretário Valter Gallina, a edificação do novo trapiche tem prazo de nove meses para ser concluída, trabalho que será executado pela Construtora Neves & Goulart Ltda. – ME. As obras correspondem a um investimento no valor de R$ 2.480.726,49.
“A expectativa é de que a obra fique pronta antes do prazo previsto, e seja inaugurada no aniversário de Florianópolis, em 23 de março de 2023”, calcula o prefeito.
MEMORIAL
Presente ao evento, a jornalista Márcia Quartiero, editora do Blog do Abraão, sugeriu ao prefeito Topázio Neto a criação de um Memorial no novo Trapiche uma vez que trata-se de um patrimônio histórico do bairro de Coqueiros.
No passado, o píer dava acesso a uma ilhota que abrigou os restaurantes Arrastão, de propriedade do jornalista Manoel de Menezes, pai do colunista Cacau Menezes, na década de 1960, e o Beliscão, nos anos 1970.
“O trapiche da Praia da Saudade faz parte da história de Coqueiros. Nas décadas de 1960 e 70, as melhores praias ficavam no Continente e, nas férias, as famílias buscavam a região para a época de descanso. Na ponta do trapiche, o restaurante Arrastão era famoso e muito frequentado pelos moradores e turistas. A reconstrução do trapiche, e a eventual edificação de um café/observatório/espaço cultural sobre a ilhota será com certeza um novo ponto turístico e área de lazer da cidade”, diz o secretário do Continente Guilherme Pereira.
Para o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, “um novo trapiche na praia da Saudade era uma reivindicação antiga dos moradores e dos frequentadores deste local. Será mais um atrativo para desenvolver o turismo juntamente com a nova orla de Coqueiros que já está em obras”.
Presentes ao evento, além dos secretários, prefeito e a jornalista Márcia Quartiero, o vereador Marquinhos, a presidente da Pró Coqueiros, jornalista Sibyla Loureiro, empresário Daniel Marques, o presidente do Codecon, Dalton Malucelli, além de outras autoridades e moradores da região.
Texto: Secom/PMF
Fotos: Pedro Perez e Matheus Vargas/PMF