folha-de-coqueiros-logo

Áreas verdes em espaços públicos será tema de mobilização no Dia do Meio Ambiente.

Evento é promovido pela equipe do Projeto Coqueiros-Luz e apoio da Pró-Coqueiros.

No próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a equipe do Projeto Coqueiros-Luz e integrantes da Associação de Moradores de Coqueiros – Pró-Coqueiros – promovem uma mobilização na cabeceira continental das pontes Pedro Ivo e Colombo Sales.  O evento, que começa às 9h30, quer chamar a atenção dos órgãos públicos para a importância da implantação de áreas verdes em espaços públicos (fotos).

A divulgação foi feita durante a reunião da Pró-Coqueiros, nesta quarta-feira, pelo coordenador do Projeto Coqueiros-Luz, professor Francisco Ferreira do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.  O local faz parte do projeto que pretende implantar – pela orla continental e insular – um passeio integrando o Parque de Coqueiros ao Parque da Luz.

“Entre as propostas, está a criação de um parque, com muito verde, nos vazios da cabeceira continental das pontes Colombo Sales e Pedro Ivo, há décadas abandonadas”, aponta o professor. O trabalho de pesquisa envolve alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Botânica e Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina.

LIGAÇÃO COM O IFSC

Com apoio da Associação de Moradores de Coqueiros, o projeto prevê, numa primeira etapa, a implementação de um caminho para uso público de pedestres e ciclistas entre o Parque de Coqueiros e o Instituto Federal de Santa Catarina, aproveitando o potencial paisagístico em frente ao mar. No local, estão previstos também a colocação de bancos para contemplação e descanso.

Para tanto, já estão sendo marcadas visitas ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC,) à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), e à Fundação do Meio Ambiente (Floram), audiências necessárias para autorização de manejos de pedras à beira-mar e vegetação exótica, consideradas agressoras do ambiente natural. “Sugestão é implantar soluções de baixo custo e de grande benefício socioambiental para a cidade e região”, completa o professor.

“Qualificar a orla continental sempre foi o desejo da comunidade. Vários trabalhos já foram feitos em direção a essa proposta como a II Oficina de Desenho Urbano de Florianópolis, em 2007, que fez parte do Floripa de Frente pro Mar, e o Projeto Orla, de 2013”, destacou Beatriz Cardoso, integrante da Pró-Coqueiros.

Para conhecer o Projeto Coqueiros-Luz acesse os links abaixo:
https://folhadecoqueiros.com.br/projeto-coqueiros-luz-recebe-apoio-das-associacoes-de-bairros-do-continente/

OUTROS ASSUNTOS DA REUNIÃO

O presidente da Pró-Coqueiros, Leonardo Contin, também relacionou outras questões que foram debatidas pela associação, conforme demandas de moradores. Entre elas, a falta de segurança em ruas do entorno do Parque de Coqueiros; a instalação de um totem de aluguel de bikes em local perigoso; o abandono do estacionamento em frente ao Trintão; e a situação da falta de recolhimento de lixo.

As demandas, segundo o presidente, serão encaminhadas aos órgãos competentes para as devidas soluções.  

ANIVERSÁRIO EM DOSE DUPLA

Para encerrar, foi celebrado com bolo, docinhos e quitutes mexicanos, além de uma deliciosa limonada, o aniversário de Beatriz Cardoso e Maristela da Costa, duas integrantes ativas da Pró-Coqueiros. Parabéns à dupla (fotos abaixo).

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!