folha-de-coqueiros-logo

Projeto Coqueiros-Luz recebe apoio das associações de bairros do Continente.

Jeferson, da Vila Aparecida, fala dos problemas causados pela falta de habitação na comunidade.

Representantes de entidades comunitárias, do legislativo estadual, de universidades e moradores receberam com entusiasmo o Projeto Coqueiros-Luz, apresentado na noite de quinta-feira, dia 20, no IFSC Continente. Desenvolvido pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano – Gipedu da UFSC  (https://gipedu.ufsc.br) -, o objetivo do Projeto é restaurar a natureza e conectar as áreas verdes da cidade.

Na primeira e segunda etapas, o projeto pretende implantar um passeio pela orla continental e insular integrando o Parque de Coqueiros ao Parque da Luz.

“A participação das várias associações foi o ponto alto do evento, inclusive da comunidade da Vila Aparecida”, aponta o professor Francisco Ferreira, coordenador do projeto, ao agradecer o apoio recebido pelas instituições.

Presidente da Pró-Coqueiros, Sibyla Loureiro, vice-presidente da AAPLuz, Carlos Stadler, presidentes da Associação do Abraão, Delmar Corrêa e da Associação de Capoeiras, Kauan, além das moradoras Maristela da Costa, Vera Brigel e Margarete Leitis (foto) prestigiaram o encontro.

Entre eles, a de promover uma reunião com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, com a Secretaria do Patrimônio da União e com o Governo do Estado, para tentar implantar soluções de baixo custo e de grande benefício socioambiental para a cidade e região.

Uma das propostas apresentadas pelo Projeto Coqueiros-Luz foi a criação de um parque, com muito verde, nos vazios da cabeceira continental das pontes Colombo Sales e Pedro Ivo, há décadas abandonadas (veja abaixo).

Desenho do acadêmico Igor Medeiros sob a orientação do professor Francisco Ferreira, na monitoria do curso de Urbanismo e Paisagismo II do ARQ-UFSC.

Presente ao encontro, o deputado Marquito, que é presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), sugeriu realizar uma audiência pública para debater e ampliar o apoio ao Projeto Coqueiros-Luz, tendo em vista “a importância das preocupações sociais e ambientais do Projeto”.

CONHEÇA O PROJETO

O projeto, que envolve alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo,  Psicologia, Botânica e Engenharia Sanitária e Ambiental, objetiva requalificar os espaços públicos que apresentam grande valor histórico e paisagístico. “A proposta é criar ambientes para o uso de pedestres e ciclistas aproveitando o potencial cênico de frente para o mar”, diz o professor.

Além disso, pretende ampliar a porosidade social à orla, promovendo a integração das comunidades ao espaço público articulado aos equipamentos à beira-mar.

Para tanto, foram definidos 12 pontos de ancoragem ao longo do trajeto – da Ponta da Ilhota, em Coqueiros, até o Parque da Luz, no centro de Florianópolis, já visitados. “Posteriormente, promoveu-se um diagnóstico e elaborou-se soluções preliminares para o uso público da população”, acrescenta o professor (veja a arte abaixo).

“Dialogar com os ocupantes com o objetivo de estabelecer uma parceria e um intercâmbio de informação, avaliando os limites e as potencialidades à implantação do passeio marítimo também faz parte do trabalho”, explica o professor Francisco ao ilustrar as visitas que foram feitas como à empresa Schaefer, à Capitania dos Portos, ao Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (NEPON/SC) e ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Participaram da reunião: Associações dos bairros de Coqueiros; do Abraão; do Bom Abrigo; de Capoeiras; do Estreito; da Vila Aparecida, além do Conselho de Segurança de Coqueiros; Conselho Local de Saúde de Coqueiros e Associação do Parque da Luz.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!