folha-de-coqueiros-logo

Projeto Coqueiros-Luz dá início à implantação de um passeio público na orla do IFSC.

Caminho para pedestres e ciclistas faz parte do projeto que liga os Parques de Coqueiros e da Luz.

Equipe do Projeto Coqueiros-Luz esteve nessa segunda-feira, dia 6, promovendo uma atividade de educação ambiental na orla do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A visita foi acompanhada do professor João de Deus Medeiros e da estudante Vanessa Prass, ambos do curso de Botânica da UFSC e integrantes da equipe, além do biólogo Rodrigo Kiko Bungus, vice-presidente da Associação de Moradores de Coqueiros – Pró-Coqueiros, e da jornalista Sibyla Loureiro, editora da Folha de Coqueiros (foto).

“Trata-se de um levantamento preliminar da vegetação existente no local, ou seja, identificar e registrar as espécies nativas e exóticas com vistas ao seu manejo”, diz o professor Francisco Carneiro, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do projeto.

A atividade faz parte do Projeto Coqueiros-Luz, uma parceria entre a UFSC e a Pró-Coqueiros, que tem como objetivo ligar o Parque de Coqueiros à orla do IFSC, aproveitando o apelo paisagístico e dando um destino público para o espaço. A proposta é formar um passeio para uso de pedestres, bicicletas, e criar recantos de contemplação.

 Na sequência, o projeto prevê a continuidade da passarela até o Parque da Luz, no centro da Capital, trabalho que vai exigir outras intervenções junto, por exemplo, aos órgãos estadual e federal alojados na orla.

De acordo com o professor João de Deus, o ideal será aproveitar o caminho já existente, afastando as pedras que se encontram à beira-mar, e fazer uma intervenção junto às espécies invasoras e, em contrapartida, introduzir plantas nativas.

“Várias espécies nativas devem ser preservadas e utilizadas, também, como um atrativo da flora e fauna, assim recriando o ecossistema”, aponta o professor, destacando a vegetação rasteira como as Rhipsalis, popularmente chamadas de Rabo de Rato, e as Peperomias, que crescem junto às pedras. Além das chamadas unhas-de-gato trepadeiras que têm em grande quantidade.

“Devemos evitar ao máximo a supressão, especialmente das espécies que já estão adaptadas ao ambiente”, acrescenta João de Deus.

Para o biólogo Kiko Bungus, a análise da situação da área para a implantação da pista de caminhada e ciclovia “chamou muito a atenção pelo impacto negativo da arborização equivocada com espécies exóticas no campus, como as Leucenas, Cinamomos, Castanheiras da Praia/Sombreiros e João Bolão, com danos à flora nativa e cuja erradicação será trabalhosa e custosa pela necessidade de substituição por espécies nativas”.

Professor João de Deus com a aluna Vanessa Prass e com o biólogo Rodrigo Kiko Bungus

PARCERIAS

Segundo o professor Francisco, a decisão de iniciar o tratamento do caminho Coqueiros-Luz resultou da disposição da direção do IFSC (parceira do Projeto Coqueiros-Luz) e de sugestões apresentadas por várias entidades, que participaram da divulgação do Projeto, no dia 23 de julho de 2023, nas dependências do próprio IFSC, (veja matéria abaixo).
https://folhadecoqueiros.com.br/projeto-coqueiros-luz-recebe-apoio-das-associacoes-de-bairros-do-continente/

“Cabe também esclarecer que a equipe do Projeto Coqueiros-Luz reconhece as tentativas de revitalização da orla, sugeridas no passado, pela comunidade de Coqueiros, como a “Oficina de Desenho (2007) “ e “ Parque Linear (2013)”.

ILUMINAÇÃO E CAFÉ

Após a visita, os participantes sugeriram organizar uma reunião com representantes da UFSC, do IFSC e da Associação de Moradores de Coqueiros para promover parcerias com a Floram e SPU, por exemplo. O primeiro passo seria o manejo tanto da vegetação como do afastamento das pedras e, em seguida, colocação de iluminação pública.

É proposta também do projeto instalar um café em um contêiner que está abrigado nas dependências do IFSC (foto abaixo). “Estamos desenvolvendo um projeto de reconversão do container em um café, com o objetivo de promover a interação da comunidade do IFSC com o público da orla, após a implantação da primeira etapa do caminho Coqueiros-Luz. Esta iniciativa tem o apoio e a parceria da direção do IFSC, representada pela Professora Jane”, diz professor Francisco.

Afastar as pedras para abrir espaço, e, assim, manter o apelo paisagístico, é uma das ações para implantar a passarela de caminhada e ciclovia, ligando o orla do IFSC ao Parque de Coqueiros.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!