folha-de-coqueiros-logo

Associação Pró-Coqueiros reúne moradores para debater assuntos da região.

Além das demandas urgentes e questões polêmicas, moradores aprovaram também a indicação do nome do ex-vereador Renato Cavallazzi para denominar o Trapiche da Praia da Saudade.

A Folha de Coqueiros participou nesta quarta-feira, dia 17, da primeira reunião do ano da Associação de Moradores de Coqueiros – Pró-Coqueiros. O encontro, que aconteceu no Centro Cultural do Continente, reuniu vários moradores que debateram temas importantes da região.

Entre eles, o aumento de cachorros na orla, a ocupação de deques e calçadas por comerciantes, o uso indevido de patinetes no Parque de Coqueiros, o uso da areia da Praia da Saudade para uma festa particular na noite de réveillon, elevação das faixas de pedestres para evitar acidentes no trânsito e buracos nas vias.

Mas os assuntos que demandaram mais debates foram a reconstrução do trapiche da Praia da Saudade, o terreno público do estacionamento em frente ao antigo Trintão e a questão da falta de segurança na região relatada por diversos moradores. Sendo assim, foi solicitado mais policiamento nas ruas e ativação da Base Operacional da Praia do Meio. “Queremos o Posto Policial de Volta”, sugere a moradora Lisete Contin através de uma mobilização da comunidade.

“Estamos sofrendo diariamente com o aumento de furtos na Rua Pio X”, aponta Agnaldo Bitencourt, que também está enfrentando dificuldades para acessar a sua rua devido à mudança do trânsito com a implantação do binário na entrada de Coqueiros. “O grande problema é ter que acessar a Rua Capitão Euclides de Castro – por meio da Avenida Engenheiro Max de Souza – para chegar em casa”, aponta, ao destacar uma regra já determinada pelo Código Brasileiro de Trânsito: desde abril de 2021, é permitida a livre conversão à direita diante do sinal vermelho do semáforo.

Em se tratando de trânsito, o casal Moacir e Neiva que reside na Rua Jaú Guedes da Fonseca solicitou uma placa de trânsito indicando parada obrigatória na esquina das ruas João Roberto Sanford e Jaú Guedes. Trata-se de um cruzamento perigoso até porque o acesso é feito tanto por clientes que vão fazer compras no Supermercado Imperatriz como de veículos que seguem para a Avenida Engenheiro Max de Souza.

Ainda sobre o trânsito, a moradora Rita Lima lembrou mais uma vez da importância da manutenção dos semáforos da Avenida Engenheiro Max de Souza. Também destacou um pedido antigo à prefeitura que é da colocação de faixas de pedestres elevadas no cruzamento com a Avenida Almirante Tamandaré para evitar acidentes e, principalmente, garantir a segurança dos alunos de três escolas existentes na Rua Bento Goiá.

E seguir o mesmo exemplo em frente ao Supermercado Imperatriz, por conta da velocidade dos veículos no local. Um morador, inclusive, aponta a necessidade de colocar um semáforo com sinalização sonora para atender as pessoas cegas.

DEQUES E CALÇADAS

Outro assunto bastante discutido na reunião foi a ocupação de deques e calçadas por mesas e cadeiras acomodadas por comerciantes, especialmente nos finais de tarde e fim de semana. A prática, acrescentam moradores, impede os pedestres de caminhar no passeio público obrigando, muitas vezes, a ter que circular no asfalto.

“Onde não tem buraco, tem mesa”, denuncia o síndico Natã, que mora em Itaguaçu e convive, diariamente, com o problema. “Já tem comerciante que diz ter adotado um deque com autorização da prefeitura”, comenta Natã, ao acrescentar que não é contra a prática, mas que os comerciantes devem adequar-se às normas determinadas pelo município.

Natã citou o manual com regras de ocupação do espaço público voltadas à mobilidade, lazer e convivência na cidade. Ele pode ser consultado no link https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/10_12_2019_20.19.47.6f6548ab1abe4c202c62b72f45ecdea6.pdf

TRAPICHE DA PRAIA DA SAUDADE

Conforme a pauta da reunião divulgada pela Associação de Moradores, o jornalista e filho do ex-vereador Renato Cavallazzi, João José, apresentou proposta indicando o nome do seu pai ao Trapiche da Praia da Saudade tão logo o píer – que está sendo reconstruído desde o ano passado – seja reinaugurado pela Prefeitura de Florianópolis.

Ao expor os motivos para homenagem, João Cavallazzi lembrou da afinidade do seu pai com o bairro de Coqueiros e com o trapiche da Praia da Saudade, já que foi frequentador assíduo do píer, que fica no final da rua em que morou – a José do Vale Pereira- até 2020, quando faleceu.

Participantes da reunião, após ouvirem com atenção a trajetória do ex-vereador, aprovaram por unanimidade a indicação do nome de Renato Cavallazzi ao trapiche da Praia da Saudade.

A proposta, segundo o jornalista João José, já está sendo apresentada à Câmara de Vereadores de Florianópolis para elaboração de projeto de lei.

POLÊMICA
Sobre a reconstrução do Trapiche da Praia da Saudade, uma polêmica está envolvendo as obras do píer nos últimos dias. Por conta da paralisação dos trabalhos em dezembro do ano passado, especula-se a intenção da Prefeitura de Florianópolis em transferir o trapiche para outro local da praia.

Uma questão, com certeza, que deve ser discutida entre moradores e executivo municipal, pois trata-se de um equipamento com valor histórico e cultural para o bairro e para a cidade. Também uma transferência de local poderia trazer prejuízos ambientais e paisagísticos. Sem contar que o projeto elaborado e orçado pela prefeitura, no caso de mudança, teria que ser adaptado a um novo cenário, além de exigir aprovação dos órgãos ambientais.

Por outro lado, sabe-se que os moradores do entorno sofrem, há anos, com problemas de furto, barulho e sujeira por falta de manutenção, iluminação e segurança do local. E querem, na verdade, morar com tranquilidade e qualidade de vida.

Sendo assim, a Folha de Coqueiros – engajada nas demandas do bairro – está apoiando a Associação de Moradores no sentido de solicitar ao prefeito Topázio Neto uma audiência para tratar do assunto.

Sobre as demandas apresentadas pela comunidade na reunião, o presidente da Pró-Coqueiros Leonardo Contin informa que a Associação encaminhará ofícios aos órgãos públicos cobrando soluções.

Leia mais sobre o novo Trapiche da Praia da Saudade no link abaixo.
https://folhadecoqueiros.com.br/prefeitura-de-florianopolis-vai-reconstruir-o-tradicional-trapiche-da-praia-da-saudade/

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!