folha-de-coqueiros-logo

FATOS E FOTOS: Confira os assuntos que foram notícia na semana na região de Coqueiros.

Ruas Capitão Euclides de Castro, São Pio X e Desembargador Sávio Gonzaga são alvo de ladrões.

Aumento de furtos

A semana iniciou com mais uma denúncia de furto nas imediações do Parque de Coqueiros. Dessa vez, foi no Edifício Letícia, que fica na Rua Desembargador Sávio Gonzaga.

“O prédio tem muro, cerca elétrica e mesmo assim foi invadido. E não é a primeira vez. Na minha rua, a São Pio X, e também a Capitão Euclides de Castro, ocorre a mesma situação”, lamenta o morador Agnaldo Bitencourt.

Segundo ele, são casas arrombadas e prédios invadidos, embora rodeados com muros altos e com cerca elétrica. “O problema já se tornou corriqueiro e as pessoas estão até se acostumando com esses fatos”, diz.

A denúncia foi feita na reunião da Pró-Coqueiros (foto abaixo) e também ao Conselho de Segurança da Região (Conseg 31). “Não nos sentimos seguros, apesar de toda a proteção”, afirma Agnaldo que está mobilizando os moradores da redondeza para criação de uma Rede de Vizinhos. Para tanto, a presidente do Conseg 31, Elaine Otto, já fez contato com a comandante do 22º BPM, tenente-coronel Clarissa Soares, e foi acertada uma reunião para tratar do problema.

Caminho Coqueiros-Luz

Na área ambiental, o destaque ficou por conta de mais uma ação da equipe do Projeto Coqueiros-Luz. Foi realizada coleta de dados ambientais na orla do Parque de Coqueiros e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)).

Sob a orientação do professor Paulo Antunes Horta Júnior, do Departamento de Botânica da UFSC, a atividade faz parte da primeira etapa do projeto que prevê um passeio – para pedestres e ciclistas – entre o Parque e o IFSC para uso público.

Os trabalhos foram acompanhados pela estudante Vanessa Prass, do curso de Ciências Biológicas, da universidade, e do professor Francisco Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo-UFSC.  

“A coleta de dados no mar teve por objetivo caracterizar a condição da água sob o ponto de vista biogeoquímico, a fim de identificar o tipo de bactéria, que pode causar doenças. Além disso, pretendeu-se verificar como está a situação do oxigênio da água. Com base nestes dados e na análise das informações, será possível projetar medidas para a saúde da orla do Parque de Coqueiros-IFSC”, explica o professor Francisco.

Leia mais no link: https://www.instagram.com/p/C66lHsdrdsX/?igsh=dTgxamV6MW05Mmc3

Conheça o Projeto Coqueiros-Luz: https://folhadecoqueiros.com.br/projeto-coqueiros-luz-recebe-apoio-das-associacoes-de-bairros-do-continente/

Fim do estacionamento

A Secretaria Municipal do Continente, a pedido da comunidade, notificou o proprietário da área em frente à calçada que virou estacionamento nos últimos anos. O local, que fica ao lado da Drogaria Panvel, virou motivo de denúncia por parte de moradores de Coqueiros depois que foram colocados blocos de concreto amarelo, impedindo a circulação de pedestres.

Pois bem, essa semana instalaram novos blocos, mas dessa vez no meio calçada para evitar o estacionamento de veículos. Questionada pela reportagem da Folha de Coqueiros, a secretária Kely Mattos disse que a obra foi resultado da notificação feita pela secretaria.

Antes com veículos na calçada. E agora com colocação de blocos para impedir estacionamento.

Protesto luminoso

E para encerrar a semana, integrantes da Associação de Moradores de Coqueiros, Pró-Coqueiros, estão promovendo um Protesto na segunda-feira, dia 20, a partir das 20h, contra à falta de iluminação pública no estacionamento do antigo Restaurante Dançante Trintão, na Praia da Saudade.

Leia a nota/convite divulgada nas redes sociais da Associação:

*Desde o início de 2024, a Pró-Coqueiros cobra da Prefeitura de Florianópolis a reinstalação da iluminação no estacionamento em frente ao antigo Trintão, sem sucesso.

A área, que é pública, vem se tornando um local perigoso, segundo inúmeros relatos da comunidade.

Para que a Prefeitura de Florianópolis dê atenção à reivindicação, a Pró-Coqueiros fará um ato na segunda-feira, dia 20, às 19h. O pedido é que cada morador traga uma vela ou uma lanterna para iluminar o espaço”.

Participe e convide seus vizinhos!

Estacionamento do antigo Trintão está às escuras trazendo insegurança aos frequentadores do local.

Capeletti Solidário

E o sábado, dia 18, foi marcado pelo saboroso capeletti oferecido pelo padre Valdemar, da Igreja de Coqueiros. O evento marcou a chegada do frio e também serviu para mostrar os dotes culinários do sacerdote. Mais de 200 pessoas participaram do jantar, que aconteceu no salão da igreja e teve como objetivo arrecadar fundos às obras de reforma da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.  

Daniel Marques e Cristina, Gilmar, Itamar e Giceli. Suzete, Tânia e Serlene: noite de frio e boa comida.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!