Um bom exemplo
A semana iniciou com boas notícias. Na terça-feira, dia 16, equipe de 31 reeducandos do sistema prisional promoveu a limpeza de parte do Parque de Coqueiros. Eles participam do projeto Reconstruindo Vidas, uma parceria da Prefeitura de Florianópolis e Governo do Estado, que prevê o desenvolvimento de atividade laboral como ferramenta de ressocialização.
“Essa parceria é superimportante para reinserção no mercado de trabalho de apenados que estão em fase final de cumprimento de pena. Além do benefício de dar dignidade e aprender nova profissão, três dias trabalhados reduzem em um dia de pena”, disse o prefeito Topázio Neto.
Prefeito Topázio: reinserção no mercado de trabalho. João da Luz: trabalho importante para a cidade.
“Santa Catarina está em primeiro lugar no ranking em relação a trabalho para presos. Temos 34% de detentos trabalhando hoje, com possibilidade de aumento em breve para 45%”, anunciou o titular da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Carlos Alves.
De acordo com o secretário municipal de Limpeza e Manutenção Urbana e presidente da Comcap, João da Luz, a força de trabalho dos reeducandos será muito útil para roçagem e capinação da cidade, especialmente no Verão. Eles atuam na limpeza de cemitérios municipais, na roçagem das marginais da Via Expressa Sul e da Avenida Beira-mar Norte.
Já no Continente, o trabalho será feito por equipes da Comcap e mão de obra temporária para limpeza de praças e varrição de ruas. E conforme o secretário João da Luz, na próxima semana convênio semelhante entre a Secretaria do Continente e sistema prisional também farão parceria para inclusão de mais 21 apenados.
Vida longa
Quem completou 89 anos foi o querido padre Pedro, da Igreja Nossa Senhora do Carmo, de Coqueiros. Há cinco anos na paróquia, ele esbanja saúde e energia e por onde passa é conhecido por todos. Um bom exemplo é da amiga e moradora de Coqueiros, Rita Lima, que foi aluna do padre Pedro no Colégio Coração de Jesus (foto).
Padre Pedro com a ex-aluna Rita Lima. E com amiga e colaborada da paróquia Lisete Contin
Após a missa das 19h de terça-feira, uma surpresa organizada por amigos que frequentam a paróquia. Bolos e salgados, misturados com muita alegria, encerraram a noite de orações e festa.
Reunião expressiva
Já na quarta-feira outra boa notícia. Reunião da Associação de Moradores de Coqueiros atraiu um público participativo e com boas sugestões para resolver as demandas da região. Também foi aprovada por unanimidade a proposta de indicação do nome do ex-vereador Renato Cavallazzi, falecido em 2020, ao trapiche da Praia da Saudade.
Mais informações sobre o encontro no link abaixo
https://folhadecoqueiros.com.br/pro-coqueiros-reune-moradores-para-debater-varios-assuntos-da-regiao/
Visita esperada
Equipe da Prefeitura de Florianópolis, formada por integrantes da Secretaria do Continente, Comcap e Secretaria de Habitação, esteve na tarde desta sexta-feira, dia 19, na pracinha da Rua Doutor Abel Capela, em Coqueiros. O grupo atendeu pedido da moradora Tereza Garcez que, há anos, reivindica – ao lado dos demais vizinhos – a urbanização de um terreno abandonado, próximo à praça para lazer da comunidade.
A boa notícia é que funcionários da Comcap vão promover a limpeza da praça na próxima segunda-feira, e a questão do terreno – que ainda não foi transferido para o município, conforme cartório de registro de imóveis – já está no Patrimônio do Município para análise. Sem a transferência, não há condições de a prefeitura ou urbanizar o local ou fazer uma cessão de uso para a comunidade.
EVENTO NO PARQUE DE COQUEIROS/Fotos Pedro Perez/PMF
Integrantes da Pró-Coqueiros relatam ao prefeito o uso indevido dos patinetes no Parque de Coqueiros.