Problema está sendo enfrentado por usuários do Centro de Saúde de Coqueiros e foi uma das pautas da reunião do Conselho de Saúde local.
Mais de mil pedidos de exames de laboratório estão na fila de espera para serem agendados no Centro de Saúde de Coqueiros. Diante dessa demanda, pacientes têm que aguardar por cerca de 90 dias até a data ser marcada pelo departamento de Regulação da Prefeitura de Florianópolis (veja nota abaixo). A informação foi dada pelo responsável do setor de agendamentos da unidade de Coqueiros, Rodrigo Luiz Leandro, em reunião do Conselho de Saúde Local.
“Meu objetivo ao participar do encontro mensal do Conselho é explicar o motivo da demora dos agendamentos”, diz Rodrigo ao mostrar três pastas cheias de pedidos médicos. Acontece, segundo ele, que o acúmulo se dá pelo número reduzido de laboratórios. Hoje, só existem dois na região continental para atender os usuários dos postos de saúde: Laboratório Menino Deus e Laboratório Medeiros.
“Eventualmente autorizam um ou dois exames para o Centro Médico Estreito, onde marcamos as mamografias”, diz Rodrigo ao explicar que, no entanto, exames pré-operatórios, para gestantes, para diabéticos, hipertensos e para crianças têm prioridade.
“Enquanto a população aumenta, o número de laboratórios diminui”, aponta Rodrigo, ao revelar que nesse mês estão sendo chamados os usuários que estão na fila desde agosto. “Acredito que os demais, só para o próximo ano”, adianta.
NOVOS MÉDICOS
Além dessa questão, os integrantes do Conselho de Saúde, formado por usuários e servidores, também discutiram a permanência da profissional de Educação Física Sibele Holsbach Costa que, por decisão da Gerência de Atenção Primária, foi deslocada para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Capoeiras. Sendo assim, ao invés de promover atividade física nas terças e quintas-feiras ao Grupo de Caminhada, como vinha sendo praticado há 10 anos, ela só permanece uma vez na semana, ou seja, às terças-feiras.
“A ausência desta profissional desmotiva a participação dos usuários para a prática de atividade física, gerando prejuízo à saúde. Enfatizamos a importância do vínculo com os usuários, para o sucesso do projeto, que vem contribuindo para redução de sinais e sintomas de agravos como: depressão, ansiedade, hipertensão, diabetes, redução de quedas, bem como redução de uso de medicamentos”, ressalta ofício que deverá ser encaminhado, junto com uma audiência proposta pelos conselheiros, à secretária de Saúde, Cristina Paulucci.
A nova coordenadora da unidade de Coqueiros, Raquel de Siqueira, também divulgou a chegada de novos médicos para o Centro de Saúde, a profissional Bett Sabah Marinho da Silva, que integra o Programa Mais Médicos do Governo Federal. Ela ficará atendendo os usuários da equipe 602.
O QUE DIZ A PREFEITURA SOBRE OS EXAMES DE LABORATÓRIO.
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a quantidade de exames necessários é contratualizada pelo município, independente do número de prestadores. Atualmente, há nove prestadores que atendem demandas gerais do município, sendo alocados de forma distrital, visando melhor atender os usuários com locais próximos de sua residência.
A pasta ressalta que solicitações prioritárias (que envolvem situações de maior risco para o paciente) são agendadas com brevidade, enquanto demandas eletivas (que caracterizam solicitações não urgentes), aguardam maior tempo para agendamento, em comparação.
A Secretaria Municipal de Saúde trabalha para ampliar a oferta de exames em 2024, com a abertura do Complexo Integrado de Saúde.