


Depois das Bruxinhas de Itaguaçu, da Sereia e do Caranguejo próximos ao Parque de Coqueiros, agora chegou a vez da Praia da Saudade. O artista Juan Mandala, do Coletivo Espaço Tempo, está construindo uma nova escultura no estacionamento público em frente ao antigo Restaurante Tritão.
A obra, iniciada nesta quarta-feira, dia 16, tem como nome “Tritão e Sereia Dançando”, título escolhido por um grupo de moradores que participa, desde o ano passado, do Movimento Ocupação Cultural Tritão. Trata-se de uma forma de manter o espaço de uso público já que, junto ao local, será erguido um empreendimento privado.
ESCULTURA


A estátua representa o “Tritão” (filho de Netuno, metade homem metade peixe) e uma Sereia. Os dois em movimento de dança, lembrando a trajetória do antigo restaurante que fez história em Coqueiros, e na cidade, ao promover festas com muita música e dança.
As dimensões da obra são 2,3m de altura, 1,7m de largura e 1,4m de profundidade. Os custos estão sendo compartilhados entre os apoiadores voluntários a exemplo do Grupo Ocupação Cultural Tritão.
De acordo com o artista Juan Mandala, a primeira etapa envolveu a colocação da estrutura metálica e a cobertura de concreto. No sábado, 19, pela manhã, a proposta é fazer o acabamento de concreto. Após essas duas fases, vem o processo final que é a pintura.
“Pretendemos promover uma nova consulta pública a exemplo do nome e dos personagens escolhidos. Minha sugestão é de que se faça uma conclusão de cor metálica ou de prata ou de ouro”, propõe Juan.
A iniciativa tem o apoio do Departamento de Educação Ambiental da Floram.
Fotos Petra Mafalda/Mafalda Press
Para saber mais sobre a história do Tritão acesse o link abaixo: