folha-de-coqueiros-logo

Bicicultura 2023 abre com a cara de Floripa. Atrações manezinhas encantam o público.

Nesta quarta-feira, dia 15, feriado nacional da Proclamação da República, a Folha de Coqueiros esteve presente no Bicicultura Floripa 2023, que acontece no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Promovido por vários grupos ligados à cultura da bicicleta como Amobici, ABC Pró Ciclovias, Bruxas da Bike e União de Ciclistas do Brasil, aqui vale um destaque especial: à professora do NEIM Coqueiros e moradora do bairro, Ana Destri.

Coordenadora-geral do Bicicultura, Ana – ao lado dos demais organizadores – foi responsável pela abertura do evento que deu um tom regional e manezinho ao início dos trabalhos que seguem até o dia 19 (ver abaixo a programação).

Ana Convidou a filha do Poeta Zininho, Cláudia Barbosa, para cantar o Hino Oficial da Capital, o Rancho de Amor à Ilha, de autoria do seu pai. E assim, acompanhada do filho Lui, Claudinha encantou a plateia que entoou junto a música que é a cara de Florianópolis.

Cláudia Barbosa e o filho Lui interpretam o Hino Oficial de Florianópolis, o Rancho de Amor à Ilha.

Também a benzedeira Mocotinha, interpretada por Daniela Horn, levou o público às gargalhadas ao repetir palavras corriqueiras usadas no dia-a-dia pelos nativos da cidade como “ixpia, ixpia, ixpia, mô quirido”.  Para encerrar, o grupo do Pantanal do Boi-de-Mamão animou não só a criançada, mas fez todos levantarem das cadeiras  e cantar a música do Boi.

Benzedeira Mocotinha convida o prefeito Topázio Neto a fazer parte da mesa de trabalhos.

Além das atrações artísticas e musicais, o evento também contou com palestras de abertura: de Ana Destri, coordenadora-geral do Bicicultura Floripa; de Carolina Griggs – da Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis (Amobici); de Fernanda Cordeiro – representante das Bruxas da Bike; de Giovani Seibel – coordenador social da ABC – Associação Blumenauense Pró-Ciclovia; de Ruth Costa – diretora – presidente da UCB – União de Ciclistas do Brasil; de Antônio Maria Espósito Neto – da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades; e do prefeito de Florianópolis Topázio Silveira Neto.

Ana Destri, coordenadora-geral do Bicicultura, deu início ao evento que segue até dia 19, domingo.

Mas o grande destaque da noite ficou mesmo com menino Cristian de 9 anos que, representando o Biciculturinha, leu uma carta lembrando dos direitos e deveres dos ciclistas, além de outros itens para definir o evento (foto abaixo).

EM TEMPO: Ana também é integrante da Amobici (Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis), e do Núcleo de Mobilidade Ativa do Conselho de Segurança da Região de Coqueiros (Conseg 31), além de autora do Projeto Bicicleta na Escola. Incansável batalhadora pela redução das velocidade nas vias como forma de trazer mais segurança a pedestres e ciclistas, Ana defende o uso da bicicleta – a exemplo dos demais grupos que participam do Bicicultura – como meio alternativo de transporte urbano.

Saiba mais sobre o Bicicultura Floripa 2023 nos links abaixo:


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 53334775776_7c2e87b02e_c-1.jpg

Texto: Sibyla Loureiro/Folha de Coqueiros.
Fotos Pedro Perez/Divulgação PMF
.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!