Encontro é aberto ao público e ocorre de 15 a 19 de novembro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Depois de circular por oito cidades e acontecer de forma virtual em dois encontros, agora chegou o momento de Florianópolis. A Capital catarinense, pela primeira vez, vai sediar o maior evento brasileiro da cultura da bicicleta, o Bicicultura 2023, que ocorre de 15 a 19 de novembro, e chega a sua 10ª edição.
Realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o encontro vai reunir diferentes atividades: palestras, oficinas, atividades artísticas, esportivas e acadêmicas, pedaladas e Biciculturinha. “Serão cinco dias para trocar experiências e contribuir com a promoção do uso da bicicleta nas cidades catarinenses”, avalia André Soares, representante da União dos Ciclistas do Brasil e participante da comissão organizadora do Bicicultura.
Além de André, à frente da coordenação está um batalhão de voluntários, todos apaixonados por bicicleta e defensores do seu uso como alternativa de transporte urbano. “Andar de bicicleta envolve várias dimensões como na promoção de saúde, na economia, na mobilidade, no esporte e em defesa do meio ambiente”, acrescenta André.
Objetivo
Trata-se de um encontro anual, organizado pela sociedade civil, para celebrar e impulsionar a cultura da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras. É um espaço para o convívio, compartilhamento de conhecimento e formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas e todos os entusiastas e interessados, de todos os setores sociais, na democratização urbana, na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida que a bicicleta proporciona.
Programação
Em fase final, a programação já tem confirmada a presença de 88 expositores. Entre eles, Antônio Espósito, da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, que vai falar sobre os programas federais sobre mobilidade ativa e transporte público; Danielle Hoppe, do ITDP Brasil – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, que irá palestrar sobre a Importância do Planejamento Urbano para Mobilidade Ciclística. E ainda a participação de deputados de Santa Catarina e do Paraná – todos envolvidos com a defesa e incentivo à utilização do modal.
Como proposta, a programação vai se dividir da seguinte forma: no dia 15, abertura do evento; e nos três dias seguintes, 16, 17 e 18, atividades gerais; e dia 19, domingo, encerrando o programa, a agenda será livre com promoção de pedaladas e passeios pela cidade.
De acordo com os organizadores, a expectativa de público é receber 300 participantes, entre ativistas da bicicleta, estudantes, técnicos, gestores públicos, desportistas e pessoas interessadas na cultura da bicicleta.
Confira a programação completa no link abaixo:
Programação
Serviço
- Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo.
- Data: 15 a 19 de novembro
- Horário: Abertura na noite do dia 15, atividades gerais de manhã, tarde e noite dos dias 16, 17 e 18. Encerramento dia 19, domingo.
- Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC
- Edições: Brasília (2008); Sorocaba (2010); São Paulo (2016); Recife (2017); Rio de Janeiro (2018); Maringá (2019); online (2020 e 2021); Belém (2022); Florianópolis (2023); e Brasília (2024)
- Como participar: o acesso é livre e gratuito; inscrições prévias podem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/juqAcCBacbKmaBvi6
- Mais informações no site do evento: https://bicicultura.org.br/
- Promoção e organização: Amobici; ABC Ciclovias; Bruxas da Bike; União de Ciclistas do Brasil