folha-de-coqueiros-logo

Aniversário de 25 anos do Parque de Coqueiros é celebrado com festa.

Data também foi lembrada com a importância de se preservar o local. Veja as fotos abaixo.

Nesta segunda-feira, dia 8 de abril, o Parque de Coqueiros completa 25 anos, data em que iniciaram as obras do espaço de lazer. A Folha de Coqueiros, que acompanhou toda a trajetória da sua construção, parabeniza a comunidade que fez tornar o sonho de transformar o então Saco da Lama – local abandonado e que servia para depósito de lixo e para hospedar circos – em uma bela área para o descanso, prática de esporte e confraternização.

Para marcar a data, entidades comunitárias, moradores e família do saudoso engenheiro Hamilton Schaefer, um dos fundadores e idealizador do local, promoveram uma festa com direito a bolo, varal com fotos antigas, discursos, e passeio de bicicleta.

Na ocasião, também foi anunciado que está tramitando na Câmara de Vereadores de Florianópolis o Projeto de Lei para dar ao Parque o nome de Hamilton Schaefer, ex-presidente da Sociedade Amigos de Coqueiros, entidade responsável pela administração do Parque de Coqueiros até 2006, quando a gestão do Parque passou para a Prefeitura de Florianópolis.

EVENTO
Diversas lideranças se revezaram ao microfone ao lado da antiga administração do Parque de Coqueiros lembrando a transformação que a área passou: do manguezal abandonado conhecido como Saco da Lama, para o prestigiado Parque de Coqueiros – espaço público que é referência da luta comunitária para toda a região.

Além das falas lembrando o histórico da área, também foram servidos dois bolos em comemoração aos 25 anos – gentilmente cedidos pelo Supermercados Imperatriz, parceiro antigo da construção do Parque -, foi realizada uma exposição com imagens e documentos que contam toda a história do local e houve uma bicicletada do estacionamento do antigo restaurante Trintão até o Parque de Coqueiros.

Saiba mais sobre o Parque de Coqueiros

LIMPEZA DA ORLA
Como parte das comemorações, nessa segunda-feira, pela manhã, foi realizada a limpeza da orla, junto ao IFSC- Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Continente, na divisa com o Parque de Coqueiros. “Por conta da chuva e da greve do Instituto, que está apoiando a ação ao lado da Pró-Coqueiros, apenas 10% do total dos resíduos existentes na orla foram coletados. A área está muito abandonada”, avaliou o professor Francisco Ferreira, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

Mesmo assim, com alunos que fazem parte da equipe do Projeto Coqueiros-Luz (projeto de extensão do Curso- confira abaixo), Francisco Ferreira coordenou a limpeza onde foram recolhidos plástico em grande quantidade, roupas e fios furtados.

“O problema surge a partir do Parque, onde na divisa com o IFSC percebe-se muitas pedras e vegetação exótica, que ocorreu sem controle. A paisagem não merece”, diz o professor, ao registrar a imagem abaixo que mostra o lixo em primeiro plano e o mangue ao fundo”.

Saiba mais sobre o Projeto Coqueiros-Luz

Texto: Sibyla Loureiro com colaboração de Leonardo Contin.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!