As associações de Coqueiros entregaram na tarde desta terça-feira, dia 19, uma vasta documentação ao presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis João Cobalchini. Junto ao documento de mais de 300 páginas, um pedido especial: colocar o nome do engenheiro Hamilton Nazareno Schaefer no Parque de Coqueiros.
O pedido, acompanhado de um dossiê histórico sobre a construção do parque e parecer jurídico, se justifica por ser o engenheiro o responsável pela ideia e condução da obra que transformou o antigo Saco da Lama em uma bela área de lazer. Falecido no último dia 10 de novembro, Hamilton, infelizmente, não vai celebrar as bodas de prata do Parque de Coqueiros: ele completa em 8 de abril do ano que vem 25 anos de existência.
A indicação recebeu o parecer favorável do presidente que se comprometeu, até sexta-feira, a elaborar um projeto de lei atendendo ao pedido da comunidade. Além de João Cobalchini, o projeto será subscrito pelos vereadores Afrânio Bopré e Edinon Manoel da Rosa, o Dinho.
“É uma honra ver o trabalho voluntário do meu pai ser reconhecido”, comemorou o filho Eduardo Fialho Schaefer, que representou a família no encontro com o presidente da Câmara de Vereadores. “Acredito ser justa e merecida a homenagem”, completa o vereador Dinho, antigo amigo da família.
LEI REVOGADA
Depois de uma grande mobilização de representantes das associações comunitárias de Coqueiros em busca de um parecer jurídico para entender a lei estadual 10.839 de 28 de julho de 98, que dava o nome Parque Hélio Herivaldo Langue ao Saco da Lama, descobriu-se que a lei havia sido revogada em 2015.
Sendo assim, ao lado de uma série de outras leis, a 16.720 reconhece a inconstitucionalidade do nome dado ao Saco da Lama pois, ao invés da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, a competência em definir nomes a logradouros públicos municipais deveria ser das câmaras de vereadores.
“Trata-se de uma vitória que pleiteamos em nome de todos os moradores. A homenagem nada mais é do que uma reverência à obra erguida pela união da comunidade em torno de uma ideia de cidadania, slogan escolhido por Hamilton para definir o Parque de Coqueiros”, declara Elaine Otto, uma das fundadoras da área de lazer.
PARTICIPAÇÃO
Estiveram na reunião, além de Elaine, Eduardo e João Cobalchini, o presidente da Pró-Coqueiros, Leonardo Contin, a jornalista e secretária da Pró-Coqueiros, Sibyla Loureiro, a conselheira da Pró-Coqueiros, Suzete Leitis, e Serlene Wolff, representando a antiga associação que fundou o Parque, a Sociedade Amigos de Coqueiros. E também o diretor de Comunicação da Casa Legislativa, Guilherme Pontes, e Rodrigo Cássio, da diretoria da Câmara.
Texto: Sibyla Loureiro
Fotos: Guilherme Pontes e Divulgação Folha de Coqueiros