folha-de-coqueiros-logo

Encontro da imprensa de SC vai homenagear profissionais da comunicação.

Editora e proprietária da Folha de Coqueiros, jornalista Sibyla Loureiro, será um dos homenageados.

Fotos Paula Capocci/Arquivo Folha de Coqueiros

Profissionais da comunicação de Santa Catarina já têm um compromisso marcado para o próximo dia 2 de agosto, em Chapecó. É o 16º Encontro da Imprensa Catarinense que vai homenagear jornalistas e radialistas pelos 50 anos de atuação na área.

Entre eles, a editora da Folha de Coqueiros, jornalista Sibyla Loureiro, que iniciou a sua trajetória, ainda como estudante e estagiária, na redação de Zero-Hora, em Porto Alegre. “É um orgulho receber essa homenagem que reconhece o trabalho de profissionais ao longo de cinco décadas. E principalmente porque a Folha de Coqueiros completa 30 anos no próximo mês de setembro”, celebra.

Ao seu lado, mais sete profissionais vão ganhar a honraria: radialista Antônio Bento; Jornalista, escritor e humorista Celso Vicenze; radialista Estênio Aldo; radialista José Paulo Garcia; jornalista Rita de Cássia Lombardi; radialista Ronaldo Santana e radialista e jornalista Salvador dos Santos.

“Sibyla é um exemplo cabal de jornalismo orientado pelo interesse público que merece o reconhecimento pela imensa contribuição que proporcionou às comunidades onde desenvolveu seu trabalho,” assinala Marcos Bedin, coordenador do evento.

PROGRAMAÇÃO

O encontro acontece na Casa do Chefe Eventos (sede social da CDL Chapecó) a partir das 11h de sábado, dia 2 de agosto. Participarão cerca de 600 profissionais de todas as áreas da comunicação, entre jornalistas, radialistas, radiodifusores, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, colunistas, influenciadores digitais, cinegrafistas, técnicos, empresários e proprietários de meios de comunicação.

Coordenado pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e agência MB Comunicação, o evento vai contar ainda com palestras, almoço, apresentações musicais e também com uma homenagem institucional: à Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro/SC) pelos seus 50 anos de fundação.

A presidente da ACI Déborah Almada e o coordenador Marcos Bedin manifestaram que “as homenagens retratam o extraordinário papel que os profissionais da comunicação desenvolvem, contribuindo com a cultura e o desenvolvimento econômico de Santa Catarina – e que merece homenagens e aplauso de toda a sociedade catarinense”.

“O encontro da Imprensa tornou-se o maior acontecimento da área de comunicação catarinense, integrando profissionais e empresários do setor”, acrescenta Marcos Bedin.

SOBRE A EDITORA DA FOLHA DE COQUEIROS

Sibyla Loureiro Goulart é graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), em 1976. Recebeu o título de mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2006, com o trabalho: Divulgação Científica: Um modelo para divulgar a produção acadêmica de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Começou a sua carreira profissional na RBS em Porto Alegre, em 15 de setembro de 1974, como repórter estagiária do Jornal Hoje, que começou a circular em outubro de 1974. Em janeiro de 1975, foi efetivada pela empresa mantendo o cargo de repórter. Atuou em vários veículos de comunicação como Diário Catarinense, Jornal O Estado, televisões Gaúcha e Piratini de Porto Alegre,  órgãos públicos como Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e Secretaria da Saúde de Santa Catarina, além de jornais e revistas de instituições privadas e públicas e assessorias de universidades.

Em 1995, ao lado do saudoso marido e sócio Barão Goulart, lançou no mercado editorial catarinense a Folha de Coqueiros, um jornal de bairro que completa no próximo mês de setembro 30 anos.

Ao longo destes 30 anos, tem se dedicado ao Jornalismo Comunitário, especialmente junto aos moradores e associações dos bairros que compõem a região – Coqueiros, Itaguaçu, Bom Abrigo, Abraão e Comunidade da Vila Aparecida. O segmento lhe rendeu várias conquistas, entre elas a do 6º Prêmio IGK – A Grande Jogada Social de Mídia Impressa – com a matéria A Dança da Solidariedade. Prêmio recebido ao lado do fotógrafo Cláudio Silva.

Até 2020, o jornal circulou em papel e, a partir daí, migrou pro digital, embora já mantivesse um site e redes sociais. Os 30 anos de trabalho resultaram em um grande banco de dados com memória da região. Os exemplares se encontram digitalizados e disponíveis para pesquisa na Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, através da Hemeroteca Catarinense, departamento que mantém um acervo de veículos de comunicação do estado.

Em sua jornada, Sibyla foi agraciada com os seguintes prêmios: Troféu Anitas Libertas, ONG Anitas Libertas; Troféu Vereador Pedro Medeiros, Câmara de Vereadores de Florianópolis; Cidadão Honorário de Florianópolis, Câmara de Vereadores de Florianópolis; 6º Prêmio IGK – A Grande Jogada Social de mídia impressa, Instituto Guga Kuerten e Medalha Antonieta de Barros, Câmara de Vereadores de Florianópolis.

Algumas produções literárias:

Elaboração de um livro documentando a criação e desenvolvimento da Plataforma Lattes, em 2003, com apoio do CNPq e Unesco. A pesquisa e redação do trabalho foram realizadas em parceria com a jornalista Imara Stallbaum.

Elaboração de uma revista/livro sobre os 80 anos da Água Mineral Santa Catarina em novembro de 2007.

Elaboração da Revista do MIC – Núcleo de Mídia Científica da UFSC – 2002/2003 – ao lado dos demais profissionais: Vinícius Kern; Imara Stallbaum; Marcelo Tolentino; Rita Paulino.

Saiba mais sobre a Folha de Coqueiros no link abaixo
https://folhadecoqueiros.com.br/folha-de-coqueiros-vai-integrar-o-acervo-da-hemeroteca-digital-catarinense/

SAIU NA MÍDIA

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!