
A Folha de Coqueiros termina o ano com uma boa notícia. Vai fazer parte do acervo da Hemeroteca Digital Catarinense, um setor da Biblioteca Pública do Estado que reúne periódicos como jornais, revistas e outras obras editadas em série. Para tanto, a jornalista e proprietária do jornal, Sibyla Loureiro Goulart, entregou nesta sexta-feira, dia 30 de dezembro, 214 exemplares impressos em papel, referentes aos anos de 1995 a 2020, para serem digitalizados, e carregados em uma mala.

“Remetendo à Biblioteca Pública de Santa Catarina o seu acervo físico e digital para compor a Hemeroteca Digital Catarinense, além de estar cumprindo com a Lei do Depósito Legal que é a 11.074 de 1999, atualizada em 2021, a Folha de Coqueiros também permitirá – com essa digitalização – que qualquer cidadão possa ter acesso à consulta deste título e assuntos que nele trazem. Assim, democratizando as informações e rompendo fronteiras geográficas de forma gratuita”, avalia a administradora Cleonisse Inês Schmitt.
A entrega dos jornais impressos foi realizada nas dependências do Setor Santa Catarina, departamento que abriga os jornais, as revistas, periódicos e os livros de Santa Catarina. Foi assinado um termo de Cessão de Uso com a finalidade exclusiva de “reprodução dos originais em papel e das edições digitais, disponibilizando todo o seu conteúdo por tempo indeterminado no repositório Hemeroteca Digital Catarinense – www. hemeroteca.ciasc.sc.gov.br, e na base de dados da Hemeroteca Digital Brasileira pertencente à Biblioteca Nacional”. Coordenador Técnico da Hemeroteca Digital Catarinense
Alzemi Machado.

CONTEÚDO ESTARÁ ACESSÍVEL EM 2023
Sendo assim, a Folha de Coqueiros, um jornal fundado em 1995 pelo saudoso publicitário Silvino Barão Goulart, com circulação mensal e conteúdo voltado, principalmente, aos bairros de Coqueiros, Abraão, Itaguaçu, Bom Abrigo e Comunidade da Vila Aparecida, passará em 2023 a integrar os 1032 títulos hospedados na Hemeroteca Digital Catarinense, número apontado em 30 de dezembro 2022 (veja o histórico abaixo).

Por conta da pandemia da Covid-19 e seguindo as tendências do mercado editorial, a Folha de Coqueiros, desde abril de 2020, é mantida apenas de forma on line através deste Portal www.folhadecoqueiros.com.br/
“A Folha de Coqueiros faz parte do patrimônio imaterial da nossa região. Sibyla e Barão (in memorian) são merecedores desta honraria pela perseverança e comprometimento com a notícia e com o bom jornalismo. Vai ficar imortalizada para o mundo, pois a Hemeroteca tem convênio com a Biblioteca Nacional, fonte de pesquisa internacional”, comemora a presidente do Conselho de Segurança de Coqueiros- Conseg 31, Elaine Otto, que prestigiou o evento.


Também estiveram presentes ao ato a equipe da Biblioteca Pública do Estado.
Texto: Sibyla Loureiro
Fotos: Paulo Capocci
CONHEÇA A HEMEROTECA
O projeto Hemeroteca Digital Catarinense foi criado em agosto de 2013, resultado da Cooperação Técnica firmado com a Biblioteca Pública de Santa Catarina/BPSC e o Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas/ IDCH/FAED, vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC.
Tem como objetivo a divulgação do acervo de periódicos e outras publicações que compõem o acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina, mediante processos de digitalização, armazenamento e disponibilização pública num ambiente virtual.
Em menos de uma década, consolidou-se como a única política pública estadualizada em gestão digital, voltada à preservação e acesso digital de publicações periódicas regionalizadas, particularmente de jornais editados em Santa Catarina, possibilitando a consulta e transferência gratuita de arquivos de 1032 títulos que ultrapassam mais de 850 mil páginas, o que a consolida no maior repositório de jornais regionalizados de SC e o segundo do país.
Para usufruir dos serviços, acesse o endereço: www.hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/















