folha-de-coqueiros-logo

Vinícius vai representar o Brasil no Havaí. Atleta começou no esporte em Coqueiros.

Filho de Rita e Carlos Lima, moradores de Coqueiros, Vinícius participa de Mundial de Canoa Havaiana.

Nos próximos dias 12 e 24 de agosto, temos um motivo a mais para torcer pelo Brasil. O atleta Vinícius Alonso de Lima vai disputar o Campeonato Mundial de VA’A Sprint 2024, depois de conquistar uma vaga com muito esforço e dedicação ao esporte. Vinícius embarca dia 10, sábado, para o Havaí, representando o país e Brasília, onde mora, com mais cinco companheiros de canoa havaiana.

E mais: leva ainda no peito o nome do clube onde rema, o No’ah Outrriger Paddle Club, atual Vice-Campeões Brasileiro da categoria, e também o bairro de Coqueiros, lugar onde cresceu e iniciou a sua paixão pelo esporte.

“Vamos torcer para a equipe alcançar uma boa classificação”, celebra a mãe Rita de Lima, uma das lideranças da Associação de Moradores de Coqueiros- a Pró-Coqueiros. Ela e o marido Carlos, que a exemplo da companheira também é um militante pelo bairro, já estão na Capital Federal na torcida pelos atletas tanto do Mundial como para o Brasil nas Olimpíadas.

UM POUCO DA HISTÓRIA

Manezinho de Coqueiros, torcedor do Figueirense e apaixonado pelos esportes aquáticos, Vinícius já acompanhava o pai Carlos – aos 5 anos de idade – nos passeios de barco à vela, caiaque e lancha pela orla do Estreito e de Coqueiros. Também começou cedo a praticar surf, paixão que já carrega há 30 anos.

Desde 2012 residindo em Brasília, por conta do trabalho na diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil, Vinícius, sem ondas pra praticar o surf, acabou mudando o seu foco para a canoa havaiana, stand up paddle (SUP) e wakesurf, esportes bastante populares na capital do país.

“Estou quase que diariamente no Lago Paranoá praticando esportes, treinando, buscando qualidade de vida e contato com a natureza. Sempre fui ligado à água; e os lagos e cachoeiras da região do DF e Goiás são minhas maiores inspirações e motivações para ter uma vida plena de trabalho, família e qualidade de vida”, comenta Vinícius, hoje com 41 anos.

E é assim que ele mantém o seu dia-a-dia na Capital Federal: se divide entre o trabalho, o esporte e à família: tem duas filhas, Laura e Catarina (sendo que uma mora nos Estados Unidos) e sua companheira Daniela, que também é atleta de VA’A.

O MUNDIAL

Para um atleta chegar aos níveis mais altos são necessárias horas e horas de treinos e disputas em competições. Vinicius não conquistou essa oportunidade por acaso. Ele participa constantemente de campeonatos locais e nacionais e, em um destes, no ano passado na cidade Brasília, conseguiu a tão sonhada vaga para o mundial, tendo a honra de representar o país no Campeonato Mundial de VA’A Sprint 2024, em agosto, nos dias 12 a 24, no Havaí.  

“Ter um funcionário atleta classificado para competir um mundial de canoa havaiana demonstra que, de certa forma, o valor que o Banco do Brasil dá ao esporte repercute entre os funcionários, que veem o esporte como qualidade de vida, superação, saúde e sociabilidade. É uma empresa que te proporciona voar, te incentiva e te reconhece, vendo nisso o valor de crescer contigo. Tenho um imenso orgulho de estar representando não só o Brasil, mas também o BB”, avalia.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!