Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom
Desde quarta-feira, dia 10, a vacina contra a dengue está sendo aplicada nos Centros de Saúde da Capital. O público-alvo são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Em Coqueiros, a sala de vacinação está funcionando de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 16h, informa a coordenadora do CS Coqueiros, Raquel de Siqueira.
“A vacinação é imprescindível e a disponibilidade de um imunizante seguro e eficaz amplia nossas estratégias de prevenção e controle da doença”, enfatiza a Gerente da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor.
O imunizante é seguro e eficaz, além de ter sido desenvolvido contra os quatro sorotipos da doença: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. O esquema vacinal recomendado é de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A meta, indicada pelo Ministério da Saúde, é de vacinar 90% do público-alvo.
“Quem puder vacinar precisa fazer sua parte, afinal, estará ajudando a todos. Isso porque a imunização previne que as pessoas desenvolvam casos mais graves da doença e necessitem de hospitalização, reduzindo assim as chances de superlotação das unidades”, explica a gerente da Vigilância Epidemiológica.
Até esta sexta-feira (5), Florianópolis registrou 2.799 casos confirmados de dengue, 66 internações e três óbitos em decorrência da arbovirose em 2024. O município permanece em estado de emergência para a doença e reforça a necessidade de apoio da população na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, principal medida de combate à doença.
Texto: Secom/PMF