No instagram, a menina de 4 anos que frequenta a rede municipal de ensino de Florianópolis, incentiva outras crianças com a mesma condição genética.
Quem vê a Juju – como Júlia é chamada – brincando no parquinho do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis, Idalina Ochôa, localizado no bairro Carianos, não imagina as barreiras que ela ultrapassou.
Diagnosticada, após o nascimento, com Síndrome de Down – condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois – Júlia Müller Martins pegou seus pais, Alessandra Müller e Carlos Martins, de surpresa.
Mesmo sem ter muitas informações sobre a condição e com medo de não saber lidar com a notícia, eles buscaram aprender meios de criar a filha da melhor maneira possível com auxílio de médicos especialistas e terapeutas.
Hoje, com 4 anos, a pequena excedeu as expectativas de todos ao desfraldar cedo, aprender a comer sozinha na idade esperada e ingressar na creche, onde pode aprimorar suas habilidades cognitivas e sociais que serão necessárias para a alfabetização.
Juju se tornou uma criança alegre e amorosa devido ao acolhimento que recebe da família, dos professores e dos seus amigos.
Por conta das conquistas da filha, a mãe foi aconselhada pelos profissionais da saúde a compartilhar a rotina da pequena nas redes sociais, para incentivar outras famílias que se encontram na mesma situação.
Assim, surgiu o perfil na plataforma do Instagram @jujueatrupe, administrado por Alessandra que publica o dia a dia da Juju e dos seus irmãos Catarina, 2, Theo, 10 e Caio de 11 anos.
Na rede social, a pequena mostra suas descobertas, seus trabalhos como modelo, as aulas de balé que frequenta, e até as bagunças que apronta junto com a caçula.
Dia a dia no Neim Idalina Ochoa
Na creche, ela participa das atividades que ajudam a aprimorar sua coordenação motora como, cortar papel, explorar a terra e contar histórias.
As responsáveis por orientar a Juju durante os projetos são as professoras do grupo de 4 à 5 anos (G 5/4), Marivana Mafra, Sabrina Souza, Cláudia Schlatter, Janaína Regis e Manuella Santos, que desenvolvem um planejamento com objetivo de aprimorar as capacidades das crianças igualmente.
Segundo as educadoras, o convívio com as situações do cotidiano trazem aprendizagem significativas que formam a personalidade das crianças, pois é na infância que elas constroem parte dos valores que levarão para o resto de suas vidas.
Como resultado do esforço das profissionais, foi possível notar mudanças consideráveis no comportamento da pequena, que agora consegue socializar com os amiguinhos nas brincadeiras e também verbalizar o que deseja em vez de apenas gesticular.
A professora Marivana relata que cada aprendizado adquirido é motivo de alegria para ela. “Ver as habilidades da Júlia se expandirem é muito especial. Os resultados positivos mostram o impacto que o nosso trabalho tem na vida dela”.
A mãe da Juju, Alessandra, sempre ressalta para seus seguidores do Instagram a importância da creche na vida da filha e como ela consegue reter tantos conhecimentos durante o tempo que passa no local. “Ela conseguiu adquirir ainda mais autonomia, respeito às regras e interagir melhor socialmente”
TEXTO E FOTOS: Comunicação/PMF