Atividades como oficina de horta em vaso mostraram que o cultivo de plantas pode transformar vidas.

Foto Sibyla Loureiro


Mais de mil mudas de todas as espécies de plantas foram distribuídas ao longo do dia.
Um grande público aproveitou o domingo de sol para passear no Parque de Coqueiros e participar do projeto “Raízes no Parque: Semeando Sabores, Saberes e Afeto”. Montado junto à Feira de Artesanato e Gastronomia, o evento atraiu adultos, crianças e serviu para cativar a vizinhança e visitantes que circulam na área de lazer aos fins de semana.
“Foi um sucesso que superou todas a expectativas. Doamos 1.150 mudas de hortaliças, temperos, chás e ervas medicinais. Sem contar com a empolgação das oficinas que encantaram a todos, reforçando o bem-estar do nosso grupo.”, celebra o organizador do evento, Aldo Fiala, destacando o Projeto Raízes do Bem Kids+, que conquistou a criançada e suas famílias.





Oficina de Horta em Vaso: Aldo ensinou a plantar e falou da importância do cultivo à saúde física e mental.
Ao lado de uma legião de voluntários, que desde as primeiras horas da manhã já estava com a mão na terra, Aldo organizou um espaço especial na conhecida Alameda dos Namorados. No local, diferentes mudas de plantas, flores e mesas preparadas para a Oficina de Horta em Vaso se espalhavam pelo ambiente. Sem esquecer do cantinho especial para receber os pequenos.
“Só posso aplaudir iniciativas como essa. Além de aproximar os moradores e mostrar os benefícios à saúde através do cultivo do próprio alimento, também serve para despertar a consciência ecológica de crianças e pais”, elogiou a moradora de Coqueiros Sandra Hinojosa.
Acompanhada da filha Fedra Rodriguez Hinojosa, bióloga e escritora, Sandra defendeu a expansão do projeto para outros centros de saúde, por exemplo, para formar uma rede de vizinhos e, com isso, cooperar com o meio ambiente.
O CANTINHO DOS PEQUENOS

Foto Sibyla Loureiro


Coordenado pela neuropsicopedagoga Carol Nogueira, o espaço para vivências sensoriais dedicado às crianças fez o maior sucesso. “Pela manhã, logo que as atividades começaram, recebemos de 20 a 30 crianças com as famílias, mas à tarde perdi o controle”, festeja Carol, lembrando da importância de locais ao ar livre.
Ali, ela fez um canto com areia, plantas, brita, entre outros materiais para a criançada experimentar diferentes formas, texturas e cheiros. “São atividades simples, que envolvem e incentivam as crianças a conhecer e experimentar temperos, chás, frutas, entre outros, de forma natural. Quanto mais os filhos entram em contato com a natureza, mais eles vão se acostumando com o alimento”, aponta Carol.
Carol, que faz parte da equipe do Projeto Raízes do Bem, desenvolvido em uma horta terapêutica localizada no Centro de Saúde do Bairro Abraão, é responsável pelo Raízes do Bem Kids+, que acolhe crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e outras não, promovendo a inclusão.

AGRADECIMENTOS
Apesar do grande esforço, o grupo se mostrou motivado para realizar futuros eventos. “Com o apoio essencial da Prefeitura da Capital e de empresas parceiras, nossa proposta é levar o projeto para outros Parques de Florianópolis”, coloca Aldo Fiala, ao agradecer o apoio de todos que investiram no evento.
“A colaboração do secretário do Continente, João Paixão, e da intendente Janaina Salum, que ficou direto com a gente, foi fundamental para realização deste dia memorável”, acrescenta Aldo.
GALERIA








Fotos Petra Mafalda
Texto Sibyla Loureiro