folha-de-coqueiros-logo

Santa Catarina dá início nesta segunda-feira, dia 27, à aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19.

Em Florianópolis, ao lado dos abrigados e trabalhadores das ILPIs e quilombolas, também podem ser vacinar pessoas com mais de 80 anos (veja abaixo como vai funcionar na Capital).

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Começa na segunda-feira, dia 27, em todos os municípios do estado, a aplicação da dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente na população dos grupos prioritários. Além de abrigados e trabalhadores das ILPIs (Instituições de Longa Permanência) também podem receber a dose de reforço com a vacina bivalente nesta primeira fase as pessoas com 70 anos ou mais; os pacientes imunocomprometidos com 12 anos ou mais; e a população das comunidades indígenas e quilombolas também acima dos 12 anos.

A vacinação terá outras quatro fases:

  • Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade (previsão de início 06/03/2023);
  • Fase 3: gestantes e puérperas (previsão de início 20/03/2023);
  • Fase 4: trabalhadores da saúde (previsão de início 17/04/2023);
  • Fase 5: pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de liberdade (previsão de início 17/04/2023).

PROCESSO PODE ALTERAR EM CADA MUNICÍPIO

É importante que a população busque informações sobre etapas, horários e locais de vacinação junto à secretaria de saúde do município de residência, pois pode haver alteração de uma cidade para a outra.

“Estamos retomando a vacinação contra a Covid-19, seguindo o calendário orientado pelo Ministério da Saúde. Esta é uma atividade realizada por cada município, por cada vacinador e queremos aqui agradecer todo o trabalho que foi realizado durante a pandemia e que segue sendo desenvolvido por esses profissionais da saúde”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), Arieli Schiessl Fialho, destaca que para receber a dose de reforço com a vacina bivalente é imprescindível que a pessoa faça parte do grupo prioritário que está sendo vacinado no momento, tenha mais de 12 anos de idade e tenha finalizado, ao menos, o esquema primário com duas doses de vacinas monovalentes, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.

“Pessoas dos grupos prioritários, com mais de 12 anos, que não tenham recebido nenhuma dose ou apenas uma dose monovalente precisam completar o esquema primário com duas doses antes de receber o reforço com a bivalente, respeitando o intervalo recomendado entre as doses”, esclarece a gerente.

O público-alvo dos grupos prioritários é de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas. A Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES) reforça que as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, de acordo com a faixa etária.

Doses já estão sendo distribuídas

As 129.576 doses que chegaram ao estado até este momento começaram a ser distribuídas na última quarta, 22. O envio de doses para todas as 17 centrais regionais de saúde foi finalizado na sexta, 24, conforme o cronograma:

  • 22 de fevereiro: Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Rio do Sul e Lages;
  • 23 de fevereiro: São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba e Videira;
  • 24 de fevereiro: Criciúma, Tubarão, Araranguá e Mafra.

COMO VAI FUNCIONAR EM FLORIANÓPOLIS

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começa a vacinar contra a Covid-19, com a formulação bivalente, residentes e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência, na próxima segunda-feira, dia 27 de fevereiro.

Também serão vacinados com a Bivalente contra a covid-19, quilombolas e pessoas acima de 80 anos de idade. Todos os Centros de Saúde terão a vacina disponível, exceto CS Vila Aparecida e CS Costa da Lagoa. A van itinerante também terá o imunizante.

As ILPs  já foram avisadas da imunização e já tiveram a data agendada, conforme a progressão da vacina. Ao todo, 55 Instituições públicas e privadas de Florianópolis, receberão as equipes de vacinadores. A estimativa é que 1.640 pessoas estejam aptas a receber a vacina nesses locais. São 977 residentes e 633 trabalhadores.

Na sequência, conforme a Secretaria de Saúde de Florianópolis, devem ser imunizados: pessoas maiores de 70 anos de idade, imunocomprometidos, pessoas com 60 a 69 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.

A progressão de uma fase para a outra, segundo a secretaria, irá depender das definições do Ministério da Saúde e da chegada de novas doses e será divulgada periodicamente.

 Ainda segundo a equipe de saúde, só poderão receber a vacina bivalente aquelas pessoas que estiverem com o esquema vacinal completo, incluindo as duas doses de reforço.

Fontes: Secom/Secretaria de Estado da Saúde
Secom/Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!