folha-de-coqueiros-logo

Reunião do Conseg de Coqueiros discute problemas da comunidade.

Perturbação do sossego, redução do horário da ciclofaixa de domingo e programas preventivos à segurança do cidadão foram destaques.

A Associação Atlética do Banco do Brasil- AABB- sede de Coqueiros, recebeu na noite desta segunda-feira, dia 29, um público bastante eclético. Entre presidentes de associações, representantes de entidades comunitárias, autoridades policias, além de moradores, cerca de 30 pessoas participaram da reunião do Conselho de Segurança de Coqueiros e discutiram melhorias para a região.

Na pauta, estavam vários assuntos como a redução de horário da ciclofaixa de domingo, tema apresentado pelo Núcleo de Mobilidade Ativa. De acordo com o professor Joris Pazin, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte- (Cefid/Udesc), o Núcleo, junto com a Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis (Amobici), está preparando um documento a ser encaminhado ao órgão competente, solicitando  o cumprimento do horário das 8h às 17h, conforme determina o projeto implantado em 2013.

O pedido se justifica frente aos perigos que os ciclistas estão enfrentando pela falta de colocação de cones ao longo da ciclofaixa, sinalização que estabelece a proibição do acesso de veículos. “Ao invés de iniciar as 8h da manhã, a indicação, geralmente, tem acontecido bem mais tarde e, para piorar os riscos no trânsito, os cones estão sendo retirados pela Guarda Municipal, encarregada do programa, ao anoitecer”, diz o vice-presidente do Conseg 31, Leonardo Contin.

Diante do problema, a presidente do Conseg, Elaine Otto, garantiu marcar uma audiência com o secretário Municipal de Segurança, Araújo Gomes, e o comandante da GM, Valci Brasil, para solucionar a questão.

Outro tema discutido na reunião e apresentado pelo Núcleo de Condomínios foi a questão da perturbação do sossego em algumas vias do bairro. A síndica Marta Beatriz Etges e a Conselheira Fabiane Marmentini, do Residencial Manoel do Lago, localizado na Rua Estilac Leal, na Praia do Meio, por exemplo, denunciaram o barulho e brigas ocasionados por frequentadores de um bar que fica aberto até de madrugada.

Presentes à reunião, o delegado Márcio Fortkamp, da Delegacia do Continente, e secretário Araújo Gomes orientaram os síndicos a fazerem Boletim de Ocorrência (BO), e também denúncia à Floram. “Geralmente, são três caminhos a seguir diante da perturbação do sossego: em primeiro lugar, os vizinhos devem chamar a Polícia Militar, que é o atendimento de imediato, um Pronto Socorro; em segundo promover um BO e em terceiro lugar denunciar o caso à Fundação do Meio Ambiente por se tratar de uma infração ambiental”, explica Araújo Gomes.

PROGRAMAS PREVENTIVOS

O destaque da pauta ficou por conta da apresentação do capitão Hakim, representante do 22º Batalhão de Polícia Militar, que atende a região continental de Florianópolis. Ele exibiu, através de slides, os Programas Preventivos da Polícia Militar: Rede Catarina de Proteção à Mulher;  Aplicativo PMSC Cidadão, Programa Rede de Vizinhos e o Proerd.

Bastante didática, a apresentação foi bem-recebida pelos presentes e serviu como uma verdadeira aula de prevenção à segurança da comunidade. Embora com pouco efetivo, 146 policiais, o 22º BPM tem uma avaliação positiva diante dos programas apresentados. Exemplo são as redes de vizinhos, hoje com um total de 52 no Continente e mais três comerciais. Ao todo, cerca de 3.200 pessoas participam do projeto.

Com relação à Rede Catarina, o número de mulheres com medidas protetivas soma 238. No entanto, o atendimento é feito por apenas duas policiais. Segundo o levantamento apresentado, no mês de julho foram promovidas 58 visitas pelo programa.

Em se tratando do número de câmeras de videomonitoramento, o total distribuído em 11 bairros chega a 109 equipamentos, hoje controlados na sede do 22º BPM. Quanto ao Proerd- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência -, um dos programas com grande aceitação nas escolas, o resultado chega, por ano, a 945 alunos – de 9 a 12 anos – formados em 18 escolas públicas e privadas.

SEMANA DO TRÂNSITO

O Núcleo de Mobilidade Ativa lembrou que neste mês de setembro três eventos importantes fazem parte do calendário nacional e estadual: nos dias 18 a 24 acontecerá  a Semana Nacional do Trânsito, e a Semana Estadual da Bicicleta. Já o Dia Mundial sem Carro acontece em 22 de setembro.

“Portanto, algumas atividades estão sendo programadas para chamar a atenção da sociedade motorizada em relação à segurança viária dos pedestres, cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e bicicleteiros”, informa a professora Ana Destri, integrante do Núcleo, e responsável pelo Projeto Bicicleta na Escola.

No dia 10 de setembro: NEIM Coqueiros, junto com o Bicicleta na Escola, estará promovendo a segunda edição do “Movimento Ruas Brincantes”, que tem como objetivo resgatar as brincadeiras de rua, chamar a atenção para a sustentabilidade e apaziguar as ruas. Esta ação contará com a parceria do Instituto Ilhéus e do Laboratório de Ficolologia da UFSC.

Já em âmbito nacional e estadual, a Amobici participará da Carta Compromisso da Mobilidade Sustentável nas eleições 2022. O documento está sendo construído por várias associações de todo país, direcionado aos candidatos a presidente da República. Para os candidatos ao Legislativo e Executivo Estadual, segundo Ana Destri, somente algumas associações demonstraram interesse.

“O conteúdo do documento está voltado a pedidos de cumprimento de leis, de projetos e demais demandas relacionadas à mobilidade sustentável e que engloba vários modais e usuários”, completa.

Texto: Sibyla Loureiro
Fotos: Paulo Capocci

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!