Ordenamento do espaço foi acertado nesta quinta-feira, dia 19, em reunião com pescadores para início das obras de revitalização das praias de Coqueiros.
Empresa que vai tocar a obra de revitalização das praias de Coqueiros (do Riso, da Saudade e do Meio), a STC – Serviços de Terraplanagem e Construção Ltda, esteve na tarde desta quinta-feira, dia 19, na Praia do Riso, para conversar com os pescadores e ordenar o espaço para início dos trabalhos. O entrave, no local, se dá pela ocupação das embarcações e ranchos, o que impede a instalação do deque previsto ao longo da orla.
Presente na reunião, o engenheiro Ricardo Junkes, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, acertou alguns detalhes com os pescadores para adaptar – ao projeto – as necessidades locais. Ficou acertado que o deque, antes previsto para acompanhar a calçada desde os ranchos até o final da praia, agora será interrompido na rampa já existente – na esquina da Rua Jaú Guedes da Fonseca – para o acesso de embarcações.
Engenheiro Ricardo, da prefeitura, mostra projeto para construção do deque ao longo da orla.
Com relação aos barcos que ficam na areia da praia, o superintendente municipal da Pesca, Adriano Weickert, que participou da reunião, deu um prazo de 15 dias para os responsáveis das embarcações apresentarem documentação que comprove o exercício da profissão de pescador. Depois de analisadas pelo órgão, será feito o ordenamento dos barcos junto aos ranchos para não dificultar a construção do deque.
De acordo com o proprietário da empresa STC, Valdecir Rogério Lima, as obras devem começar dia 5 de junho. “É a data que chegam as estacas de concreto, que estão sendo feitas em Curitiba. São em padrão diferenciado devido à resistência da água do mar”, explica.
RANCHOS PADRONIZADOS
Moradores da Praia do Riso, já que os ranchos vão permanecer na orla, se manifestaram favoráveis a padronizar os barracos para não destoar das belezas naturais do local e, também, da própria revitalização.
Na verdade, o desejo já completa quase 30 anos desde que os moradores entraram com uma ação na Justiça para retirar os ranchos da praia. O que se vê, agora, é uma favelização crescente devido à demora em resolver a questão. “Não temos como mexer nos ranchos do lado direito da praia, pois o assunto está na Justiça”, defende-se o superintendente Adriano Weickert.
LIMPEZA E RAMPA
Para dar uma amenizada no visual em volta dos barracos, o superintendente vai promover uma limpeza no local e, para evitar que os barcos fiquem na água, será construída uma rampa próxima dos ranchos.
Quanto à sujeira espalhada em frente à Escola Praia do Riso, o secretário do Continente, Guilherme Pereira, providenciou também a retirada do lixo.
Estiveram presentes à reunião, os pescadores do local, moradores, secretário Guilherme Pereira, superintendente Adriano Weickert, engenheiro Ricardo Junckes, vereador Ricardo da Farmácia, empresário Valdecir Lima, a presidente da Pró-Coqueiros, Sibyla Loureiro, e o vice-presidente da Pró- Coqueiros, Rodrigo Kiko Bungus.
Texto: Sibyla Loureiro
Fotos: Aline Lima/Divulgação Folha de Coqueiros