folha-de-coqueiros-logo

Projeto Ontemanhã, inspirado em série do artista Hassis, é lançado pela Fundação Hassis.

Luciana Corrêa abre evento ao lado do presidente da FCC Rafael Nogueira, e da presidente da Fundação Franklin Cascaes Roseli Pereira.

A Fundação Hassis lançou nesta quarta-feira, dia 26, o projeto Ontemanhã em sua sede no bairro Itaguaçu.  Inspirado na série de pinturas produzidas em 1967 pelo artista Hiedy de Assis Corrêa, o projeto prevê cursos de desenvolvimento de habilidades socioemocionais e projetos de vida que utilizam a vida e obra de Hassis como ferramenta de reflexão e inspiração. O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à cultura de Florianópolis com apoio do DOT Digital Group.

“Selecionamos uma parcela de obras para integrar ao projeto e que pode ser visualizada aqui no Museu Hassis”, diz a filha Luciana Paulo Corrêa, ao abrir o evento que contou com a participação do presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rafael Nogueira, da presidente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira, além da imprensa e outros convidados.

“Entendo essa casa como uma obra de arte também”, acrescenta Luciana ao lembrar da importância da residência que o pai construiu e que hoje abriga o Museu Hassis, uma galeria de arte e um acervo de mais de 10 mil obras de todas as linguagens. “Aqui funcionava o seu ateliê e também foi a moradia da família”, destaca Luciana que, junto da irmã Leilah Corrêa Vieira, manteve a tarefa de preservar o local e a memória do artista.

Museu Hassis, em Itaguaçu, abriga uma galeria de artes e acervo de mais de 10 mil obras do artista.

ONTEMANHÃ
São cursos de desenvolvimento de habilidades socioemocionais e projetos de vida, focados no indivíduo, por meio de atividades organizadas e complementares. Utiliza a vida e obra do Hassis como ferramenta de reflexão, inspiração e construção de novos conhecimentos. Fomenta a arte como recurso para o crescimento pessoal, estimulando de forma criativa, o desenvolvimento do Ser.

A forma e conteúdo dos cursos são pensados e desenhados por uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de valorizar as emoções e motivações humanas. Realizada na Fundação Hassis, são utilizadas ferramentas didáticas atrativas para o crescimento pessoal, contribuindo para formação de indivíduos com olhares mais inovadores e criativos.

SERVIÇO
Quando:
agosto e setembro de 2023
Carga horária: 4h presenciais
Público: ONGs, instituições públicas e privadas, estudantes de ensino médio e graduação, comunidade em geral.
Grupos: O projeto prevê 10 grupos de 20 pessoas acima de 16 anos.
Inscrições gratuitas: pelo Whatsapp (48) 98812-1036

SAIBA MAIS

O ARTISTA
Hiedy de Assis Corrêa – o Hassis, era natural de Curitiba (PR) e veio para Florianópolis com pouco mais de dois anos de idade. Começou a demonstrar sua criatividade desde a infância, quando empolgava-se com as revistas em quadrinhos, seus movimentos, formas e cores. Mas foi em 1948 que, através do convite de seu professor de português, o artista deu início à sua carreira ilustrando o conto “Flores” e a capa do livro “Terra Fraca”.

Toda a evolução plástica de Hassis aborda seus registros de infância, situações do cotidiano, as marinhas, os temas sociais e sempre o folclore ilhéu, os lugares e personagens da terra catarinense, onde viveu desde criança e também onde tornou-se personalidade destacada no contexto cultural. Por anos, fez a decoração de Carnaval nos principais salões da cidade, sendo a mais tradicional a do Clube 12 de Agosto.

Dos diversos temas que abordou em sua obra, em murais, desenhos ou pinturas, apresentou em 1962 os 14 passos de sua Via Crucis, onde consegue expressar toda serenidade de Cristo no sofrimento do Calvário.

A FUNDAÇÃO
A Fundação Hassis foi criada em 2001, pouco depois da morte do artista que lhe dá o nome. As filhas Leilah Corrêa Vieira, Luciana Paulo Corrêa e sua esposa Nazle Paulo Corrêa tomaram para si a tarefa de manter viva a memória de Hassis, florianopolitano de coração que marcou a história das artes plásticas catarinenses com seu traço inusitado e sua técnica marcante. Falecido no início de 2001, Hassis deixou um vasto acervo de obras em diferentes suportes e estilos espalhadas pelo estado de Santa Catarina e pelo Brasil.

O espaço da Fundação Hassis é aberto ao público e promove eventos como exposições, palestras e lançamentos de livros. Para saber mais sobre a agenda do local, siga o perfil no Instagram https://instagram.com/fundacaohassis?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

A instituição se mantém através de doação, mecenato pessoal, mecenato empresarial, leis de Incentivo (municipal, estadual, federal), apoio cultural, adoção e patrocínios. Para saber como colaborar, entre em contato pelo e-mail marketing@fundacaohassis.org.br ou pelo telefone (48) 98812-1036.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!