Área se estende do Parque de Coqueiros até o Parque da Luz. Proposta é criar um passeio público para uso de pedestres, bicicletas e instalar recantos de contemplação à beira-mar.
“Hoje foi um dia histórico”, comemorou a equipe do Projeto Coqueiros-Luz ao definir o resultado da reunião na sede da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), nesta terça-feira, dia 17.
A Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da presidência da Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), concordou em encaminhar ao prefeito da Capital justificativa favorável ao requerimento de cessão da área, tendo em vista o grande benefício à comunidade e à conservação do meio ambiente da cidade.
Sendo assim, o projeto dá mais um passo para transformar o local, até então sem destino, em lazer para a comunidade. Trata-se, na verdade, de um sonho antigo da Associação de Moradores de Coqueiros, em revitalizar a orla, que, agora, se concretiza com o Projeto de Extensão da UFSC, iniciado em 2022 no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade.
OFICINA DE MANEJO
De acordo com o coordenador do Projeto, professor Francisco Carneiro, a próxima etapa será uma atividade prática de Educação Ambiental. No dia 17 de outubro, quinta-feira, vai acontecer uma Oficina de Manejo da Vegetação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), das 9h às 11h30.
Em parceria com a Floram, Comcap e Corpo de Bombeiros serão suprimidas 30 espécies exóticas já catalogadas e marcadas em visita promovida pelo professor João de Deus Medeiros, do Departamento de Botânica da UFSC, e de técnicos da Floram, que concederam a licença.
Biólogo João de Deus Medeiros e a acadêmica Natália Lourenço de Oliveira (Curso de Ciências Biológicas da UFSC) avaliaram a Orla do IFSC, acompanhados pelo Engenheiro Agrônomo Luiz Antônio dos Santos Júnior (Técnico do Departamento de Arborização Pública e Hortos da Floram) e a Bióloga Gladis Slonski (Professora do IFSC e integrante da Comissão de Gestão Socioambiental do Campus Continente).
“Vamos começar a estruturar o caminho nesse primeiro trecho que vai do Parque de Coqueiros até o IFSC, pela orla. A supressão se faz necessária já que as plantas exóticas estão prejudicando a vegetação nativa”, explica o professor.
DEMAIS TRECHOS
Além do IFSC, outros trechos, abrigados na orla Continental, fazem parte do projeto: Polícia Ambiental, pescadores, Schaefer Yachts, Capitania dos Portos, Pioneira da Costa, Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (NEPON/SC),e vazios das Pontes Pedro Ivo e Colombo Sales.
“Dialogar com os ocupantes com o objetivo de estabelecer uma parceria e um intercâmbio de informação, avaliando os limites e as potencialidades à implantação do passeio marítimo também faz parte do trabalho”, explica o professor Francisco, que vem, ao longo do tempo, conversando com cada representante dos órgãos públicos Estadual e Federal, além de nativos como é o caso dos pescadores.
O QUE É O PROJETO
O projeto Coqueiros- Luz, uma parceria da UFSC e Pró-Coqueiros, envolve alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Botânica e Engenharia Sanitária e Ambiental. Tem por objetivo requalificar os espaços públicos que apresentam grande valor histórico e paisagístico. “A proposta é criar ambientes para o uso de pedestres e ciclistas, de baixo custo, aproveitando o potencial cênico de frente para o mar”, coloca o professor Francisco Carneiro.
QUEM PARTICIPOU DA REUNIÃO NA SPU
Engenheiro Juliano Luiz Pinzetta, (Superintendente da SPU), Advogada Christiane Egger Catucci (Presidente da FLORAM), Bióloga Alessandra Pellizaro Bento ( Diretora de Licenciamento Ambiental da FLORAM), Socióloga Elaine Regina Pompermayer Otto (representante da Pró-Coqueiros), e o Arquiteto Francisco Antônio Carneiro Ferreira (Professor do ARQ-UFSC, e coordenador do Projeto Coqueiros-Luz).