Foi inaugurada nesta quinta-feira, na Vila Aparecida, em Coqueiros, a sede do Programa Bairro Educador, projeto instituído pela Prefeitura de Florianópolis e que oferece atividades educacionais, esportivas, culturais e de lazer para estudantes a partir dos seis anos de idade, no contraturno escolar.
Implantado no mês de agosto na Casa da Comunidade, o programa mantém 131 crianças e dispõe de oito oficinas: futebol: judô; rap; break; oficina pedagógica; percussão; ginástica e capoeira.
“É uma ferramenta de transformação social, geração de oportunidades e garantia de direitos. Investir nas pessoas e nos espaços públicos, em todas as áreas da cidade, principalmente nas mais vulneráveis, é investir no presente para garantir um futuro melhor”, aponta o superintendente do programa, Bruno Becker.
Como exemplo, ele citou o aluno Nicolas Soares, de 17 anos, que começou a praticar judô há sete anos e hoje está de mudança para o município de Criciúma, onde vai cursar Educação Física e, em paralelo, ensinar a prática do esporte.
“Graças ao seu empenho, Nicolas ganhou uma bolsa de estudo depois de mostrar o seu talento como atleta nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina ”, comemora o professor Patrick Santos que acompanha Nicolas desde que ele começou no Projeto Família Saudável, do bairro Abraão. De acordo com Patrick, a mudança deve acontecer no ano que vem, pois Nicolas precisa concluir o ensino médio no Colégio Presidente Roosevelt, de Coqueiros.
Outro destaque do evento, com direito à apresentação dos alunos, foi o happer Wagner Kchaça. Criado na Vila Aparecida e depois de mostrar a sua músicamundo afora, ele também está compartilhando o seu talento com alunos na Casa da Comunidade. Junto com o também professor Juliano Marinho, Kchaça dá aulas de rap e hip hop, oficinas agora adotadas pelo Programa Bairro Educador.
PROJETO ANTIGO
Na verdade, a Casa da Comunidade já funciona há 10 anos e, no local, eram oferecidas algumas atividades como o judô, por exemplo. Mas, desde agosto, as oficinas foram ampliadas depois de o Programa Bairro Educador abranger os projetos. “Para nós, foi um grande incentivo, principalmente por promover a remuneração dos professores e investimento na estrutura do prédio”, avalia Dalva Weroneze que, ao lado da coordenadora pedagógica Elisandra Santos, administra o local.
AUMENTA O NÚMERO DE SEDES
Com a inauguração da Vila Aparecida, o Programa foi ampliado de 4 para 12 sedes, abrangendo todas as regiões da cidade e atendendo mais de 1.600 estudantes com oficinas educacionais, culturais e esportivas. Além do Centro e do Continente, agora há unidades do programa no Norte, Sul e Leste da Ilha.
Presente ao evento o prefeito Topázio Neto disse que o objetivo da administração municipal com o programa é incentivar o desenvolvimento integral dos estudantes. “Oferecemos oficinas educativas que vão estimular e promover a integração das famílias para e pela cidadania”.
Já havia as sedes do Monte Cristo (Continente) e do Monte Verde. Também era realizado o trabalho no Morro da Mariquinha e no Morro do Mocotó, no Centro. O Norte da Ilha conta com o Bairro Educador em Ingleses e Sambaqui. No Sul, estão instaladas sedes no Campeche e Rio Tavares. No Leste, tem sede no Rio Vermelho. A região central foi reforçada com sedes no Córrego Grande e Costeira do Pirajubaé, e o Continente com sede na Vila Aparecida.
NOVAS OFICINAS
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), também ampliou a oferta de oficinas. Passou de 45 para 93. Dentre as atividades, há esporte, aulas de corte e costura, dança, arte, fotografia, música, boi de mamão e defesa pessoal.
Uma das novidades é a yoga, que inicialmente está sendo oferecida nas unidades do Rio Tavares e Ingleses. Atualmente, há 1.661 estudantes frequentando o Bairro Educador. São 2.549 atendimentos a cada semana, considerando que os interessados podem se matricular em mais de uma oficina.
Independente da localidade, uma das características do Bairro Educador é que em todas as sedes há oficinas pedagógicas. Com essas oficinas, observa o secretário Maurício Fernandes Pereira (Educação), a SME leva em consideração que cada estudante aprende em um determinado tempo e de uma determinada forma. “Isso requer a oferta de ferramentas e possibilidades para que cada um construa o seu conhecimento”, explica o secretário. “A oficina é um espaço de possibilidades educativas através de jogos, ludicidade e interação”, complementa.
LANÇAMENTO DO LIVRO
Com as novas sedes, a equipe da Secretaria Municipal de Educação criou um documento norteador do Bairro Educador. Em formato de livreto, a publicação é um instrumento que orienta o programa, que se configura como educação não formal por intermédio de oficinas educacionais, culturais e esportivas. Ele foi lançado durante a inauguração da sede da Vila Aparecida.
Superintendente do Bairro Educador, Bruno Becker relata que oficineiros, estudantes e familiares terão à disposição o material. “Se alguém quiser saber algo, por exemplo, a respeito da concepção, estrutura do programa, é só consultar o documento”.
SEDES DO BAIRRO EDUCADOR E OFICINAS
REGIÃO CONTINENTAL
1 – VILA APARECIDA
Futebol
Judô
Rap
Break
Oficina Pedagógica
Percussão
Ginástica
Capoeira
2 – MONTE CRISTO
Futsal
Taekwondo
Jiu-Jitsu
Skate
Dança
Rap
Grafite
Oficina Pedagógica
REGIÃO CENTRAL
1 – CÓRREGO GRANDE
Oficina Pedagógica
Basquete
Grafite
Futsal
Skate
Jiu Jitsu
Xadrez
2 – COSTEIRA DO PIRAJUBAÉ
Oficina Pedagógica
Futebol 7
Jiu Jitsu
Skate
Basquete 3×3
Voleibol
3 – MONTE VERDE
Capoeira
Corte e Costura
Ginástica e Corrida
Voleibol
Beach Tennis
Futebol 7
Futebol Society
Jiu-Jitsu
Basquete 3×3
Artesanato e Costura Criativa
Karatê
Oficina Pedagógica
4 – MORRO DA MARIQUINHA
Danças Urbanas
Capoeira
Treinamento Funcional
Futsal
Fotografia
Jiu-Jitsu
Boi de Mamão
Oficina Pedagógica
5 – MORRO DO MOCOTÓ
Taekwondo
Grafite
Karatê
Dança Zumba
Introdução a Artes Visuais
Muay Thai
Dança
Oficina Pedagógica
REGIÃO LESTE
RIO VERMELHO
Oficina Pedagógica
Capoeira
Dança
Taekwondo
Percussão
Futsal
REGIÃO NORTE
1 – INGLESES
Oficina Pedagógica
Yoga
Dança
Beach Tennis
Judô
Grafite
Xadrez
2 – SAMBAQUI
Oficina Pedagógica
Futebol
Boi de Mamão
Jiu Jitsu
Música
Ginástica
Capoeira
REGIÃO SUL
1 – RIO TAVARES
Oficina Pedagógica
Futebol
Jiu Jitsu
Artesanato, Bordado e Crochê
Judô
Beach Tennis
Yoga
Dança Zumba
2 – CAMPECHE
Oficina Pedagógica
Surf
Violão
Percussão
Boi de Mamão
Artesanato
Skate
Basquete 3×3
Fotos: Antônio Prado e Cristiano Andujar/PMF
Texto: Sibyla Loureiro (Folha de Coqueiros) e Ricardo Medeiros (Secom/PMF)