O prefeito Topázio Neto anunciou na tarde de segunda-feira, 21, a implementação de uma obra de revitalização na Avenida Engenheiro Max de Souza, em Coqueiros. O anúncio foi feito em reunião com as associações de moradores da região na Secretaria do Continente onde, desde o início de agosto, o prefeito está dando expediente.
O projeto, que está sendo desenhado pelas secretarias de Mobilidade e de Infraestrutura, tem como objetivo trazer mais segurança aos usuários da via e conectar a atual ciclovia no trecho que inicia no antigo Restaurante Trintão até o Parque de Coqueiros. Para tanto, serão feitos o ordenamento do trânsito e a reforma do passeio público.
“Estou atendendo pedido da comunidade que solicitou, no encontro promovido pelo Conselho de Segurança, dia 13 de julho, na AABB, uma atenção especial à via”, disse Topázio. O projeto será apresentado para avaliação das associações antes de ser executado.
A reunião contou, além do prefeito e de secretários municipais, com a participação de representantes das Associações de Moradores de Coqueiros, do Bom Abrigo e do Bairro Abraão. O objetivo do encontro era levar às autoridades uma série de demandas dos moradores da região, além de promover um diálogo entre a prefeitura e a comunidade, especialmente na definição e execução de obras.
Entre as demandas, estão a solução para o saneamento básico e balneabilidade das praias; manutenção das áreas verdes como públicas para o lazer e preservação ambiental; término das obras do Parque de Coqueiros, mantendo suas características de lazer, saúde e contemplação; o calçamento da Rua Bayer Filho; e o conserto dos semáforos, que têm apresentado problemas com frequência.
Por sua vez, cada entidade entregou ofício ao prefeito com suas demandas, algumas delas com soluções imediatas e outras não. Segue abaixo alguns pontos avaliados pelo prefeito:
PARQUE DE COQUEIROS
Expectativa de entrega da obra é para meados de setembro.
TRAPICHE DA PRAIA DA SAUDADE
Foi anulado o contrato com a empresa que havia vencido a licitação e contratada outra empresa para tocar a obra.
SEMÁFORO DA ALMIRANTE TAMANDARÉ
Disse que é um problema de toda a cidade e pediu ao secretário Rafael Hahne, do Transporte e Infraestrutura, que é preciso fazer uma revisão geral.
ABRIGOS DE ÔNIBUS
Contrato com empresa terceirizada da manutenção encerrou. Estão fazendo nova licitação.
REFORMA DE DEQUES DA PRAIA DE ITAGUAÇU
Disse que o projeto é fazer uma revitalização envolvendo guarda-corpos, calçadas, deques até a Praia das Palmeiras, seguindo ao Bom Abrigo. Ideia é derrubar o muro do mirante e colocar um portal que será fechado à noite para evitar as constantes invasões.
SANEAMENTO BÁSICO
Reconheceu que a rede de esgoto é antiga, mas não apresentou solução de imediato. Disse que está mudando a agência reguladora para aumentar a fiscalização.
PUBLICIDADE NAS CALÇADAS E ESTACIONAMENTO NAS ESQUINAS
Foi citado problema da Rua Fritz Muller que sofre com estacionamento proibido por conta de comércio na esquina. Secretário de Segurança, Araújo Gomes, disse que a fiscalização está sendo reforçada também em outros pontos assim como a publicidade fixada de forma irregular.
CONSULTA ÀS ASSOCIAÇÕES
Discutir a implantação de uma cancha de bocha no Parque de Coqueiros; discutir se é necessário manter o piso em petit-pavê na Praia de Itaguaçu e Palmeiras, já que é difícil a manutenção; definir a necessidade da presença de lombadas em vários locais.
INICIATIVA PRIVADA
Licitação para colocação de pontos comerciais de Cafeteria no Parque de Coqueiros (ao lado da sede para manter os banheiros) e na antiga Salga na Praça da Praia do Meio.
Participaram o presidente da Pró-Coqueiros, Leonardo Contin; o vice-presidente, Kiko Bungus; e a secretária Sibyla Loureiro. Da Amaba, a vice-presidente Isete Althoff; as integrantes Paola Krueger e Silvia Lenzi; Do Abraão, Delmar Corrêa e Rodrigo.