folha-de-coqueiros-logo

Prédio abandonado em Coqueiros acumula água parada e muito mato.

Obra fica ao lado da Associação Catarinense de Engenheiros e tinha como destino o novo restaurante do Chico Toicinho.

Quem assistiu neste domingo, 29 de maio, o Programa Fantástico, da Rede Globo, descobriu que o maior inimigo da espécie humana, entre todos os animais do Planeta, é o mosquito. Segundo a reportagem, o inseto é transmissor de doenças que já mataram metade de todas as pessoas que viveram no Planeta. Mais de 50 bilhões de seres humanos ao longo das eras.

“E continuam matando. Hoje, somos 7 bilhões de pessoas no mundo, e eles são trilhões”, diz o repórter na matéria, ao apontar o lugar que o mosquito mais gosta de se abrigar: na água parada.

OBRA AO LADO DA ACE

Apesar dessa constatação, já divulgada massivamente em campanhas educativas, ainda é possível conviver com terrenos baldios e obras paradas que, geralmente, hospedam piscinas artificiais. Um verdadeiro criadouro para o mosquito da dengue, o aegypti, colocar seus ovos.

 É o que o que está acontecendo ao lado da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), em Coqueiros.

Abandonado há vários anos, desde que foi embargada a construção da nova Pizzaria Chico Toicinho, o prédio passou a armazenar água da chuva, e acumula mato por todos os lados. O bancário Alencar Araújo enviou fotos à Folha de Coqueiros e lamentou o estado precário que se encontra o local. “É uma ameaça à saúde pública. Não existe legislação para obras inacabadas?”, questiona.

O morador José Vitor Silva Filho já fez denúncia na Vigilância Sanitária Municipal em abril, mas até agora nada foi feito para solucionar o problema. Ao contrário, segundo José Vitor, a Vigilância sugeriu a ele encaminhar o assunto à Secretaria do Meio Ambiente (veja o protocolo abaixo).

Assim como esse terreno, Alencar cita outros na região com o mesmo problema: área com os restos da ponte, ao lado da Polícia Ambiental; o prédio em frente ao Detran; o imóvel próximo à Concessionária Peugeot.

TERRENO ABANDONADO NA RUA ABEL CAPELA

Para acrescentar à lista, o bairro de Coqueiros hospeda ainda no final da Rua Doutor Abel Capela um terreno que abrigava uma casa, demolida pela Prefeitura de Florianópolis depois da intervenção do Ministério Público Estadual. A ação foi solicitada pelos moradores da via, depois de usuários de droga, além de usar como dormitório, furtarem janelas, portão, portas e tudo que havia na casa.

Há dois anos sem qualquer utilidade, o terreno está coberto de mato colocando em risco a circulação dos vizinhos. Primeiro, pelo aparecimento de animais peçonhentos e ainda por servir de abrigo para moradores em situação de rua. Sem esquecer do mosquito da dengue, que pode estar colocando seus ovos em recipientes tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, ou qualquer outro objeto que possa armazenar água de chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais como buracos em árvores.

Para evitar novamente invasões, o crescimento da vegetação e possíveis criadouros de insetos, moradores da rua e a Associação de Coqueiros – Pró Coqueiros – apresentaram proposta ao secretário do Continente Gui Pereira de revitalização da área. A sugestão é colocar bancos, um pet place e urbanizar o local para incentivar o lazer da vizinhança que já ocorre na praça ao lado. Ou ainda uma quadra de esportes.



Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!