Nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, a Praia da Saudade, em Coqueiros, ganhou uma ampla limpeza na areia que, desde a ressaca da semana passada, acumulou galhos, madeira, troncos de árvores entre outros detritos. Calcula-se, segundo Tuty Vieira, da Limpeza Urbana, que o total deve chegar a cinco toneladas. “É a primeira vez que vejo a areia da Praia da Saudade tão cheia de lixo”, aponta Tuty.
Segundo ele, até sábado, dia 9, todas as praias da região de Coqueiros deverão estar limpas. Até o momento, a equipe de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal do Continente, coordenada por Tuty, já percorreu a Praia do Balneário, no bairro Estreito, as praias das Palmeiras, de Itaguaçu, do Meio e da Saudade, em Coqueiros (fotos abaixo). Pela programação, as próximas deverão ser a do Riso, a do Parque de Coqueiros, a da Ponta da Ilhota e a Praia do Bom Abrigo.
“A proposta para agilizar o serviço é utilizar um caminhão para promover a limpeza em tempo real. Ou seja, recolher e já colocar o lixo no veículo ao invés de deixar amontoado na orla”, diz Tuty.
*Nova opção de lazer*
De acordo com o diretor do Núcleo do Meio Ambiente do Conselho de Segurança da Região de Coqueiros (Conseg 31), empresário Daniel Marques, trata-se de um serviço de extrema importância e necessidade.
“As praias aqui da região voltaram a ter balneabilidade e, por conta disso, prestam uma função social às famílias de baixa renda que começam a frequentar os locais. Sabe-se, com o tempo, que a frequência deve aumentar, pois se traduz em mais uma opção de lazer que o Continente está oferecendo à população: água com balneabilidade. Sendo assim, temos que fazer a limpeza da areia”, aponta. Conforme o último relatório emitido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) disponível em (https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/), cinco praias da região continental de Florianópolis estão próprias para o banho: do Bom Abrigo, da Saudade, das Palmeiras, do Itaguaçu e do Meio.
Daniel defende, inclusive, a manutenção de uma equipe permanente e dedicada a essa atividade, especialmente às vésperas de mais uma temporada de Verão. “A cada ressaca e vento Sul, a orla fica repleta de detritos que vêm, por exemplo, do Ribeirão da Ilha, do aeroporto, e acabam finalizando aqui”, destaca, ao afirmar que esse é um projeto apresentado pelo servidor municipal Tuty Vieira e que, segundo ele, merece o apoio da comunidade do Continente.
Praia da Saudade: equipe teve que usar uma balsa para carregar o grande volume de lixo na areia.
Fotos Divulgação/Folha de Coqueiros