folha-de-coqueiros-logo

Polícia Civil deflagra operação de combate à fraude eletrônica, organização criminosa e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia do Continente, deflagrou, durante esta semana, operação policial na cidade de Canoas/RS visando combater organização criminosa voltada à prática de crimes de Estelionato e Lavagem de dinheiro.

As investigações foram iniciadas após uma vítima idosa de Florianópolis sofrer prejuízo financeiro de R$ 83.000,00 (oitenta e três mil reais), no ano de 2021, ao cair no “Golpe do empréstimo consignado”.  Conforme apurado, os suspeitos utilizavam-se de empresas de fachada para atuar como correspondentes bancários com o objetivo de identificar potenciais vítimas que já possuíam empréstimos consignados.

Por meio de contato telefônico (Whatsapp), os criminosos ofereciam a portablidade dos créditos para outro banco com taxas reduzidas. Ao ser induzida, a vítima autorizava a transação e o dinheiro caia em sua conta. Logo após, o valor era repassado às pessoas jurídicas abertas pelos golpistas sob pretexto de quitação da dívida original.

Após as provas produzidas, foi representado pela prisão temporária de seis suspeitos, bem como pela expedição de mandados de busca e apreensão domiciliar. Além disso, foram deferidos os sequestros de bens e valores dos investigados, até o limite total de R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais), e de dois veículos Kia/Sportage.

O líder da organização criminosa também é procurado pela Polícia Civil do Distrito Federal. Outros quatro suspeitos também são considerados foragidos. Uma prisão temporária foi cumprida na cidade de Porto Alegre e um veículo restou apreendido.

Até o momento, segundo o delegado Paulo Hakim Ribeiro, chefe do Setor de Investigação da Delegacia do Continente (SIC) e que comandou a operação, os policiais identificaram vítimas no Estado do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e Distrito Federal.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!