Os passageiros do transporte coletivo de Florianópolis podem embarcar nos ônibus ou desembarcar em qualquer ponto do seu trajeto após as 22h. A medida vai até as 6h da manhã de todos os dias. Um decreto assinado nesta quinta-feira (29), pelo prefeito Topázio Neto, regulamenta uma lei vigente desde 2014. Apesar de antiga, a lei trazia dúvidas sobre alguns pontos, como se a medida valeria tanto para embarque quanto para desembarque.
De acordo com o prefeito da Capital, a facilidade é para garantir, principalmente, a segurança dos passageiros. “Não é comum termos casos de violência em pontos de ônibus da cidade, mas sabemos que na madrugada as pessoas se sentem mais inseguras, principalmente em um local sem movimento. Por isso é importante todos saberem que podem esperar seu ônibus em um local que se sentir mais seguro dentro do trajeto”, explicou Topázio.
O decreto vale para todos os ônibus do transporte coletivo convencional de Florianópolis. Atualmente, os executivos já são autorizados a pararem em qualquer local do trajeto a qualquer horário.