Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

Seguranca

 

Reunião do Conseg é marcada por novos projetos e demandas

25 NOV 2021


Encontro aconteceu na quarta-feira, dia 24, e reuniu um público reprepresentativo e confraternização

A primeira reunião presencial do Conselho de Segurança de Coqueiros desde o ano passado, quando iniciou a pandemia, foi marcada pela divulgação de novos projetos, demandas da comunidade e confraternização de amigos e representantes de órgãos públicos. O encontro aconteceu na quarta-feira, dia 24, no salão de festas do Condomínio Villagio di Capri, na Praia do Meio, em Coqueiros.

 Elaine Otto, presidente do Conseg-31, destacou as propostas a serem implantadas em 2022 e encaminhou uma importante reivindicação dos moradores de Coqueiros. Trata-se da troca do semáforo localizado entre as avenidas Engenheiro Max de Souza e Almirante Tamandaré que nos últimos meses tem funcionado ora de maneira operacional, ora intermitente.

“Gostaríamos de solicitar ao secretário de Segurança de Florianópolis, Araújo Gomes, a sua interferência junto à Secretaria de Mobilidade para o conserto definitivo do semáforo. E, enquanto o problema persistir, que fosse encaminhado um Guarda Municipal para colaborar com a travessia, principalmente, dos alunos da Escola Carvalhal”, aponta Elaine.

Presente à reunião, Araújo Gomes se comprometeu a levar o assunto ao secretário adjunto da Mobilidade, Ivan Couto, e atender ao pedido em destacar um Guarda Municipal para ajudar no trânsito em horas de chegada e saída da escola.

Em se tratando de novos projetos a serem inseridos no Conselho de Segurança de Coqueiros – que reúne moradores dos bairros Coqueiros, Itaguaçu, Bom Abrigo, Abraão e comunidade da Vila Aparecida – Elaine sugeriu a formação de duas Câmeras Setoriais: uma de Mobilidade Ativa e outra de Condomínios. A ideia surgiu do delegado da 4ª DP, Márcio Fortkamp, que, de acordo com a pauta da reunião, deveria expor o assunto. Mas por motivos pessoais, ele não conseguiu estar presente ao encontro.

Para explicar a proposta da Mobilidade Ativa, o ciclista Arthur Ostetto, representando a Amobici - Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis – falou da importância de a sociedade civil se mobilizar por melhor infraestrutura no trânsito para atender aos idosos, ciclistas e pedestres em geral.

Diretor Geral do Cefid/Udesc (Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina), Jóris Pazin, colocou o Cefid à disposição do Conseg destacando as pesquisas na área da mobilidade. Entre elas, o seu trabalho de mestrado Cidade Amiga dos Idosos. “Temos um Grupo que estuda só quedas”, disse ao sugerir que a primeira providência da Câmera Setorial é trabalhar com o poder público para estabelecer a melhoria das calçadas.

CONDOMÍNIOS

Convidada pela diretoria do Conseg, a empresária Ângela Dal Molin, proprietária do Jornal dos Condomínios, elogiou a proposta de implantar um núcleo dos condomínios para envolver os síndicos em ações de segurança local.

Os novos projetos, inclusive, estão pautados pelo Artigo 15 do Regulamento dos Conselhos Comunitários de Segurança chamados de  “Núcleos de Ação Local (NAL), que representarão no Conseg os interesses peculiares aos respectivos bairros”.

Para terminar, o secretário Araújo Gomes fez uma pequena apresentação do trabalho da Secretaria de Segurança envolvendo forças-tarefas ligadas à redução da criminalidade como operações Fio Desencapado; Lata Velha nos Bairros; e Operação Verão, que já iniciou com o processo de editais para escolha de ambulantes e fiscalização intensiva da Lei Seca. Para isso, a Guarda Municipal vai trabalhar por 24 horas com rondas em praias, espaços públicos e pontos turísticos, em parceria com a Polícia Militar.  

Questionado sobre a permanência de policiais na região de Coqueiros, já que é o efetivo é destacado na temporada para as praias da Ilha, Araújo Gomes cogitou a possibilidade do retorno de dupla de Guardas a pé para trazer mais segurança aos balneários.

A reunião foi encerrada com o coquetel e divulgação de calendário para 2022. Primeiro encontro deverá acontecer em fevereiro, quando será lançado o processo para a nova gestão do Conselho, que deverá ser eleita em maio do próximo ano.  

FOTOS PAULO CAPOCCI

 

 


Fotos