Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

Saúde

 

Supera ajuda a estimular o cérebro para enfrentar os desafios diários

21 MAI 2021


Método é indicado para idosos, adultos, adolescentes e crianças e no pós-Covid

Milhares de pessoas que sobreviveram à Covid-19 se queixam de sequelas que vão desde perda de paladar e olfato até dificuldades para resgatar informações no cérebro, concentração e atenção. Diante desses sintomas, cientistas se debruçam em estudos e mostram, entre outros, a importância de cuidar da saúde do cérebro - a exemplo dos demais órgãos - para se ter uma reserva cognitiva elevada e, assim, suportar mais a doença.

De acordo com as pesquisas, alguns pontos podem ajudar na construção desta reserva: estudar muitos anos, ter uma educação de qualidade ao longo da vida, uma boa alimentação e a prática de atividades físicas. “Nós falamos muito em remédio, mas é necessário mudar esta mentalidade para atuar mais na prevenção”, disse o neurologista Adalberto Studart Neto, em live promovida pelo Método Supera.

“Estamos acompanhando de perto a fala dos principais especialistas e já recebendo em nossas escolas – que mantêm assessoria de neurologistas, pedagogos e psicólogos - alunos que procuram o Supera no pós Covid”, diz o especialista em ginástica para o cérebro e diretor da unidade do Continente, Helio Teixeira.

ATIVIDADES EM COQUEIROS

Há quase dois anos em Coqueiros, a franquia tem como principal base de ensino estimular o cérebro para enfrentar os desafios diários. Para isso, a metodologia aplicada nas aulas envolve jogos lúdicos, resolução de desafios, dinâmicas em grupo, manuseio do ábaco, entre outras atividades. E são justamente esses exercícios – chamados de ginástica para o cérebro – que ajudam a melhorar habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade.

Uma das atividades práticas, por exemplo, é tirar o cérebro da “zona de conforto”. O aluno – quando começa o curso – já percebe a diferença em algumas ações. O relógio que fica na entrada da sede – está posicionado em sentido anti-horário – e as carteiras das salas de aula, ao invés de enfileiradas – são colocadas de maneira estratégica.

“É necessário promover novos aprendizados, a incentivar o pensar, raciocinar e ter confiança. Por isso, seguimos um tripé: novidade, variedade e desafio crescente, esse último com o manuseio do ábaco, instrumento mais forte do Supera que, devido às regras, traz atenção, concentração, pensamento lateral, disciplina, foco, habilidade motora, equilíbrio e desenvolvimento da cognição”, diz Helio. Ele destaca ainda que os jogos trabalham com aspectos emocionais como frustrações, já que envolve disputa entre ganhar e perder.

BONS RESULTADOS

Geralmente, a queixa mais comum dos pais que procuram a escola para matricular as crianças é de que os filhos estão dependentes da internet, do celular, e se mostram desatentos nos estudos. “Temos vivenciado várias conquistas elencadas pelos alunos – de várias idades- como aumento da concentração, atenção e raciocínio”, adianta Helio, ao lembrar que o curso exige tempo e paciência. Ao todo, o método reúne 18 meses de ensino, mas tudo depende da evolução do aluno. “Quanto mais estimular o cérebro, melhor”, explica Helio ao afirmar:

“O cérebro é um dos órgãos mais importantes e essenciais para a sobrevivência. Sem ele não teríamos a capacidade de raciocinar, pensar e ter sentimentos. Além disso, o funcionamento do corpo também depende dele. Para ter uma vida saudável, não se pode deixar o cérebro nem o corpo de lado. É preciso praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, beber muita água, ter uma alimentação balanceada e não se esquecer do órgão mais importante do nosso corpo. Exercitá-lo com desafios na medida certa é o grande segredo para a longevidade", completa Helio.

ENDEREÇO

A unidade Supera do Continente fica na Rua Marques de Carvalho, 73, em Coqueiros. São turmas voltadas para crianças, adolescentes, adultos e idosos, pois os benefícios da metodologia são exclusivos para cada faixa etária.

Os telefones para contato são (48) 3209-0902 ou (48) 98801-0352-. Para saber mais, acesse http://superafloripa.com.br

VEA A OPINIÃO DOS ALUNOS

“Estudo na escola EEB Aníbal Nunes Pires e curso o Supera Coqueiros, desde novembro de 2018. Comecei a cursar o Supera porque na escola eu tinha muita falta de concentração e, de quebra, entrei para o curso para melhorar o meu desempenho escolar. Consegui, desde então, aprimorar minha concentração, memória e criatividade no meu dia a dia, nas aulas online, nos trabalhos, nas provas e também nas coisas de casa. Pretendo continuar no Supera e as aulas já voltaram para o presencial com todos os cuidados contra a Covid-19”.

Arthur Pivetta de Souza,16 anos

Estuda no Colégio Criativo, no 4º ano. Resolvi matricular a Helena no Supera para ajudar no raciocínio, aumentar a concentração, a autoestima. Ela faz o curso desde agosto 2020. Minha filha sempre foi super criativa, ama desenhar, gosta de livros, mas a parte da matemática, especialmente cálculos, não tinha muito interesse. Com o Supera melhorou o raciocínio, na escola, na matemática. Esse ano está muito melhor. Na opinião da Helena, a curiosidade também foi uma das causas que a levou a cursar o Supera. E, além de melhorar o raciocínio e na matemática, ela diz que, hoje, tem mais atenção”.

Michele, mãe da Helena Lorenzzoni Roennau, 9 anos

“Descobri o Supera por acaso. Estava fazendo uma pesquisa e encontrei informações sobre o curso. Como sou muito curiosa e achei necessário me dedicar a uma atividade na terceira idade, me matriculei e comecei as aulas faz uns três anos. Só posso dizer que o curso abre caminho para novas descobertas e tem me ajudado bastante a estimular o cérebro e a melhorar a memória. O ábaco, por exemplo, exige muita atenção, concentração e desafios. Mas o melhor do curso, na minha idade, é a socialização. É fazer novas amizades. Minha turma é fantástica, a mais animada, a mais interessada. Para quem já está com pouca memória, aconselho a buscar o Supera”.

Arina Duarte, 80 anos

 

 

 


Fotos