Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Como se proteger da Covid-19 em tempos de festas. Confira as recomendações.

22 DEZ 2021


Método Supera faz recomendações para os idosos durante as festas de final de ano

Você vai receber convidados ou celebrar o final de mais um ciclo em outro local? Natal e Ano Novo são sinônimos de celebração, momento de confraternizar com a família e pessoas queridas. No entanto, a pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus ainda se faz presente e os cuidados sanitários devem ser mantidos para reduzir o risco de contaminação e minimizar as chances de transmissão, principalmente com a população idosa que faz parte do grupo de risco e é mais suscetível ou vulnerável à casos graves da doença.

Em 2021, com o avanço da vacinação será possível que os idosos participem de reuniões pequenas seguindo as recomendações e protocolos de segurança, pois para os idosos as festas de fim de ano geralmente despertam diversos sentimentos e lembranças, realizar a inclusão do idoso nas festividades auxilia neste momento de melancolia. A interação, especialmente com os entes queridos, pode tornar esta época muito mais alegre e acolhedora.

É preciso ter muita atenção ao fazer a integração do idoso nesses eventos, para que não sejam desencadeados momentos de estresse que podem afetar a sua saúde física e mental, principalmente em época de pandemia, zelando por sua segurança e o bem estar. Pedir ajuda com o cardápio ou a decoração, faz com que o idoso participe desses momentos sem precisar se expor à covid-19. É importante que o idoso e familiares estejam com as vacinas em dia, principalmente a vacina contra Covid-19 e a vacina da gripe para reduzir as idas aos hospitais e evitar contágio.

VEJA AS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES PARA QUE OS IDOSOS PARTICIPEM DAS FESTIVIDADES COM SEGURANÇA:

  1. Limitar o número de convidados de acordo com o espaço, evitar aglomerações e manter a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes.
  2. Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados.
  3. Lave as mãos com frequência durante as festas com água e sabão ou álcool.
  4. Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidados (como utensílios para servir a comida, jarras e garrafas), lave as mãos com água e sabão ou álcool.
  5. Oriente os convidados a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia e organize espaços separados para pessoas que moram juntas, priorizando os idosos.
  6. Caso ofereça bebidas, disponibilize-as em embalagens individuais (latas ou garrafas), arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas.
  7. Deve evitar encontros com pessoas que apresentarem sintomas relacionados à Covid-19 ou já tem o diagnóstico da doença, mantenha isolamento domiciliar.
  8. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou uma cartilha contendo diversas orientações relacionadas à prevenção de covid-19 nas festas de fim de ano. Se proteja e proteja sua família!

 


Fotos