Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

SOS MANGUE DE COQUEIROS. Uma tonelada de lixo é recolhida do manguezal

10 NOV 2021


Local virou abrigo e refúgio para morador em situação de rua

Quase dois anos depois de voluntários se embrenharem no Mangue do Parque de Coqueiros e retirar uma tonelada de lixo do local, mais uma vez a ação fez parte do trabalho de uma força tarefa nesta quarta-feira, 10 de novembro. Cerca de uma tonelada de lixo envolvendo desde barracas até resto de comida foram recolhidas do Manguezal da área de lazer.

“Estou chocada com o acúmulo de sujeira e o cheiro insuportável do local. E olha que já passamos por muitos lugares críticos”, avalia a assistente social Milene Silveira, gerente da equipe da Força Tarefa Doa- Defesa, Orientação e Apoio a Pessoas em Situação de Rua da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Acompanhada também da Polícia Militar, Susp e Comcap, a Força Tarefa removeu restos de comida, colchão, roupas e outros tantos objetos deixados por moradores em situação de rua que passaram a usar o manguezal como refúgio ou abrigo, em acampamentos improvisados e cercados de imundice.

“Teremos que voltar outro dia para abordar esses moradores. Nossa intervenção é no sentido de dar apoio e oportunidade para eles mudarem essa situação. Vamos ouvir a demanda deles. E fazer os encaminhamentos necessários, conforme o interesse deles”, adianta Milene.

Segundo ela, a partir de agora, será feita uma parceria com a equipe da Comcap que está com uma base no Parque de Coqueiros. Ou seja, o coordenador da equipe, Luciano Vieira, o conhecido Tuty, vai manter a limpeza do mangue e a Equipe do Doa fará a abordagem e encaminhamentos aos moradores em situação de rua.

A Associação de Moradores de Coqueiros – Pró-Coqueiros, que fez parte da ação ao pedir a intervenção do Doa e da Comcap, espera que a parceria seja mantida para que o mangue seja preservado.