Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Idosos, aposentados, mas atuantes. Assim é o Grupo de Artesanato de Coqueiros.

21 OUT 2021


Há oito anos um grupo de usuários do Centro de Saúde de Coqueiros criou o Grupo de Corrida Caminhada e Pedalada. Desde então, coordenados pela educadora física Sibele Holsbach, eles fazem atividades esportivas no Parque de Coqueiros para manter o corpo e a mente saudável.

Agora, passado o período crítico da pandemia e com a vacinação da Covid-19 em dia, eles resolveram dar mais um passo em busca da saúde e da qualidade de vida. Montaram o Grupo de Artesanato que iniciou os trabalhos na sexta-feira, dia 15 de outubro, com 12 participantes. Aposentados, com idades que variam de 60 a mais de 90 anos, eles estão dispostos a aprender novas atividades e cultivar amigos.

 “Não gosto de ficar parado, pois enferruja”, diz brincando o mais velho do grupo, Patrício Medeiros, 96 anos. “Preciso ocupar meu tempo e estou aqui para aprender coisas novas”, resume o fiscal da Fazenda aposentado.

Inscrito no Programa Floripa Feliz Idade, mantido pela prefeitura da Capital, o grupo vai utilizar os materiais do quite artesanato - entregue pelo Programa – e que reúne desde linhas para bordado, toalha de banho e rosto, pano de prato, toalhas xadrez (para mesa), tintas e até cordão para crochê, entre outros materiais.

“Pensamos em realizar mais essa atividade para incentivar a convivência tanto para produzir peças de artesanato quanto para lanchar, conversar e se divertir”, destaca a aposentada Mariza Pecoits.

“Será muito prazeroso passar a tarde aprendendo trabalhos manuais e promovendo a troca de conhecimento”, completa a bibliotecária aposentada Maria da Graça Bleyer Coelho.

FALTA DE ESPAÇO

Segundo Mariza, a ideia era solicitar um espaço no Centro Cultural, uma vez na semana, para o grupo se encontrar. Mas como o prédio sofreu a ação de vândalos que furtaram fios de energia elétrica e outros objetos como o ar-condicionado, a abertura do local foi adiada mais uma vez. No momento, o pessoal está ocupando uma sala da Escola Áurea Fotografia, cedida pela empresária Marta Rossato.

Quem quiser participar, os encontros são nas sextas-feiras, a partir das 14h. A Escola fica na Rua Juventino dos Santos Barbosa, 42 – Coqueiros. Informações podem ser com a coordenadora do grupo, Mariza Pecoits, no telefone :48 98845-1816

CONHEÇA O GRUPO

Zulma Rosa: aposentada, está há três anos no Grupo de Corrida Caminhada e Pedalada. Gosta de fazer crochê.

Custódia Valgas: aposentada,  primeira vez que participa, gosta de fazer crochê, tricô e bordado.

Ana Luzia Nunes: professora aposentada, gosta de tricô, bijouteria e fuxico.

Maria da Graça Bleyer Coelho: bibliotecária aposentada. Entrou no grupo para aprender todos os tipos de trabalhos manuais.

João de Souza: Policial Militar aposentado, entrou no grupo para aprender novas atividades.

Marta Rossato: artista plástica e fotógrafa, faz alguns trabalhos manuais como sabonetes, shampoo. E quer aprender outras modalidades.

Lourdes Scirea: servidora aposentada, está no grupo de Caminhada há quatro anos. Gosta de tricô, crochê e bordado.

Regina Fortes: servidora aposentada, gosta e fazer pintura em tela, em tecido e quer aprender a fazer crochê.

Maria Lourdes Silveira: aposentada da área da saúde, está no grupo de Caminhada, e gosta de pintura em tela, crochê, renda de bilro.

Patrício Octacílio de Medeiros: servidor aposentado, 96 anos, já faz curso de pintura em tela, já fez curso de olaria, e agora quer aprender coisas novas.

Mariza Pecoits: psicóloga aposentada, participa do grupo de Caminhada e quer aprender a fazer trabalhos manuais. Já faz aulas de teclado, italiano e inglês.

Sibyla Loureiro: jornalista, gosta de fazer crochê e quer aprender a bordar.

 

 

 


Fotos