Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Descarte de resíduos volumosos é prática em esquina de Coqueiros

13 JUL 2021


Morador que dispuser os resíduos na rua sem agendar ou fora da agenda da SMMA será multado

Descartar lixo e entulho na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável. Passível de pena de reclusão, de um a cinco anos, pela Lei Federal 9.605. Proibido em Florianópolis, segundo Código de Posturas Municipal, Lei 1.2224, de 1974.

No entanto, tem gente em Coqueiros que desconhece a lei, não se importa com a limpeza da cidade e muito menos com os vizinhos.

É o caso da esquina da Avenida Almirante Tamandaré com Rua Concepta Araújo Figueiredo, que quase todos os dias amanhece com restos de construção de obras, móveis e até colchão.

Funcionário da Farmácia São João, Eduardo, tem feito – algumas vezes, o recolhimento dos entulhos. “Acredito que seria importante descobrir quem está jogando lixo na calçada. Talvez uma câmera de algum condomínio”, sugere.

COLETA DE VOLUMOSOS
Desde maio,
a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) está promovendo um serviço de coleta de volumosos por agendamento. Com o novo sistema, a coleta que ocorria uma vez por ano, passa a ser mensal.

Antes o cidadão contava com a coleta gratuita na residência, apenas uma vez por ano, agora poderá dispor do serviço com maior frequência e conforme sua necessidade”, aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.

AGENDAMENTO
Para ter acesso ao serviço, o
usuário deve entrar em contato pelo WhatsApp (48) 98482 8462 das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar o recolhimento que será feito sem cobrança.  Também pode fazer a solicitação pelo e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br.

Na data marcada, o resíduo volumoso deverá ser disposto na calçada. As equipes de coleta não podem acessar propriedade privada para fazer o recolhimento, informa o gerente do Departamento de Coleta, José Vilson de Souza.

Resíduos volumosos são móveis, eletrodomésticos, restos de construção (pequenas quantidades e ensacados), latas e pneus e madeiras (separar de outros materiais). Podas devem ser destinadas à coleta seletiva de verdes.

A quantidade a ser disposta para coleta deve ser informada no momento do agendamento. Será coletado até um metro cúbico por residência, mais ou menos o volume de uma caixa de água de mil litros.

Resíduos mal destinados atraem vetores de doenças. Para promover a saúde pública e a boa vizinhança, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mantém serviço de recolhimento de resíduos volumosos por demanda, rede de Ecopontos e caixas estacionárias para entrega voluntária aos finais de semana em áreas de interesse social.

 O destino de resíduos volumosos é de responsabilidade do gerador.

O que é resíduo volumoso:

- móveis
- eletrodomésticos
- restos de construção (pequenas quantidades e ensacados)
- latas e pneus
- madeiras (separar de outros materiais).
OBS: (Podas devem ser entregues para a coleta seletiva de verdes.)

COMO AGENDAR
Entre em contato com a Central de Atendimento da SMMA
segunda a sexta, das 8h às 17h
 (WhatsApp) (48) 98482 8462 (só mensagens escritas e imagens)
(e-mail) volumosos.smma@pmf.sc.gov.br

Para agendar, são necessárias as seguintes informações:
Nome completo
Endereço com CEP
CPF
Telefone para contato
E-mail (opcional)
Descrição dos resíduos e quantidades a coletar.

- Os resíduos só poderão ser colocados na rua na data agendada.

- A quantidade permitida por residência é de um metro cúbico, mais ou menos o volume de uma caixa de água de mil litros.

A Comcap não poderá acessar propriedade privada para fazer o recolhimento, os resíduos deverão estar acondicionados corretamente na calçada, separados por tipo de material, no dia e hora agendados.

ATENÇÃO
O contato para agendamento tem de ser feito até 10h da quinta-feira anterior à coleta ou ficará para o mês seguinte.O agendamento será realizado e confirmado pelo mesmo canal do atendimento:

WhatsApp 48 98482 8462 (somente mensagens escritas e imagens) ou e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br

Quando solicitado por e-mail, favor mencionar o nome do BAIRRO no assunto da mensagem.

CLIQUE AQUI para acessar calendário da coleta domiciliar de volumosos por agendamento

 


Fotos