folha-de-coqueiros-logo

Movimento pela segurança no trânsito em Coqueiros começa dar bons resultados.

Mobilização da comunidade – que pediu mais segurança no trânsito na avenida principal de Coqueiros, a Engenheiro Max de Souza – repercute na imprensa e órgãos públicos. Por conta disso, algumas demandas solicitadas por moradores já estão sendo atendidas pela Prefeitura de Florianópolis. Entre elas, a colocação de placa na esquina das avenidas Almirante Tamandaré com Engenheiro Max de Souza indicando o fluxo correto do trânsito, além da melhoria na iluminação pública próxima às faixas de pedestres.

Fotos Leonardo Contin

Também no cruzamento dessas avenidas outra demanda antiga: a sincronização do semáforo com um tempo maior entre o fechamento e a abertura para a passagem do pedestre. Reivindicado pelo vereador e Guarda Municipal Ricardo Pastrana, que participou do ato, o ajuste será feito pelo Departamento de Operação do Sistema Viário de Florianópolis (Diope).

Já a Secretaria do Continente, a pedido da Pró-Coqueiros, orientou alguns comerciantes do bairro que tenham cuidado com a instalação dos windbanners (tipo bandeiras que ficam nos passeios públicos para divulgar endereços comerciais) colocados nas calçadas. Se ficarem muito próximos das esquinas, podem dificultar a visibilidade de motoristas, motociclistas e pedestres ao tentarem, por exemplo, cruzar a Avenida Max de Souza.

Fotos divulgação/Secretaria do Continente

 “Antes da manifestação, em conjunto com o secretário João Paixão, já estávamos estudando algumas possibilidades de alterações no trânsito, principalmente no trecho da Almirante Tamandaré e Max de Souza por conta do movimento”, afirma Bruno Becker.

De acordo com ele, as alternativas serão discutidas em reunião com o secretário da Infraestrutura, Rafael Hahne, entre elas: a implantação de uma rotatória substituindo o semáforo para dar maior mobilidade aos pedestres; tornar a Rua Abel Capela em mão única; e ainda instalar uma travessia elevada ou na faixa de pedestre em frente ao semáforo ou onde funcionava o radar eletrônico.

“São algumas mudanças que estão sendo pensadas e que envolvem planejamento e orçamento”, diz Bruno, ao destacar o pedido feito à Cosip de melhoria na iluminação pública perto das faixas de pedestres.

PARTICIPANTES

Além do secretário Bruno Becker e vereador Pastrana, estiveram no evento a vereadora Ingrid Satere Mawe, que também solicitou melhorias na sinalização do cruzamento das avenidas Max de Souza e Almirante Tamandaré. “São apenas 20 segundos para os pedestres atravessarem a via, um tempo muito curto, especialmente para idosos e pessoas com mobilidade reduzida”, aponta a vereadora que também solicitou uma audiência pública na Câmara Municipal para tratar do assunto em Coqueiros.

A vereadora Pri Fernandes enviou ofício ao secretário Rafael Hahne, da  Infraestrutura, pedindo uma avaliação da secretaria quanto à redução do limite de velocidade bem como da instalação de dispositivos de moderação de tráfego, tais como: “lombadas, faixas elevadas ou outros mecanismos que possam contribuir para a preservação da vida e à tranquilidade dos moradores”.

Por sua vez, o vereador Bruno Ziliotto solicitou à Prefeitura um estudo técnico sobre a avenida. 

Ato também recebeu grande apoio da imprensa local. Entre os s veículos que participaram estão a NSCTV, a NDTV e SBT. O Bom Dia Santa Catarina fez uma transmissão ao vivo do local; no Balanço Geral o assunto ganhou destaque e no SBT a pauta ainda abordou a posição da Prefeitura de Florianópolis.

MANIFESTAÇÃO

A Associação de Moradores de Coqueiros – Pró-Coqueiros – promoveu na terça-feira, dia 28, uma manifestação pedindo mais segurança no trânsito na Avenida Engenheiro Max de Souza.

A concentração se deu na esquina das avenidas Engenheiro Max de Souza com a Almirante Tamandaré, das 07h às 8h da manhã, local e horários utilizados – diariamente – por alunos da Escola Municipal Almirante Carvalhal, do NEIM Coqueiros e da Associação Pedagógica Praia do Riso.

“Há trinta anos uma série de acidentes graves vem acontecendo, principalmente, no trecho entre as ruas Doutor Abel Capela e Bayer Filho, onde está localizada a Igreja Nossa Senhora do Carmo. Pelo menos cinco pessoas já morreram atropeladas nos últimos 15 anos”, coloca o presidente da entidade, Leonardo Contin.

Segundo Leonardo, só nos meses de setembro e outubro desse ano, três acidentes graves já foram ali registrados.

Entre os problemas apontados, estavam o excesso de velocidade, semáforos funcionando de forma precária e iluminação pública ineficiente.

GALERIA DE FOTOS DA MOBILIZAÇÃO DIA 28 DE OUTUBRO DE 2025

Fotos Paulo Capocci

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!