Nesta segunda-feira, dia 13, mais uma ação do Movimento “Mar Saudável, Praia Limpa” aconteceu na Praia da Saudade. Cerca de 90 voluntários, entre comerciantes, empresários, alunos do Colégio Visão, moradores, além da Comcap, reservaram um tempinho para coletar resíduos na areia da praia. Ao todo, foram recolhidas 2 toneladas de lixo que reuniram galhos, folhas secas, tocos de árvores, plástico de toda a natureza, muita bituca de cigarro, além de pedaços de vidro de garrafas de cerveja long neck.
“A proposta é promover a conscientização ambiental de que essa praia está com balneabilidade e, portanto, deve ser usada e deve ser mantida limpa”, aponta o empresário e morador de Coqueiros, Daniel Marques, ao celebrar a redução da quantidade de lixo– na edição passada foram 4,5 toneladas.
“O resultado mostra que a mobilização está dando certo, pois a diminuição do volume de sujeira é um indicativo de que os frequentadores da orla estão cuidando mais do local”, acrescenta Daniel, responsável pela organização do movimento.
Outra boa notícia é que o número de participantes pulou de 50 para 90 pessoas. Além, é claro, dos registros dos últimos boletins de balneabilidade divulgados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) que destacam a Praia da Saudade como própria para banho.
A título de informação, essa é a quarta vez da promoção do Movimento Mar Saudável, Praia Limpa, nas praias de Coqueiros: três edições na Praia da Saudade e uma vez na Praia do Meio.
Fotos Paulo Capocci