folha-de-coqueiros-logo

Morre Rodolfo Sebastião Tonolli, o conhecido “Tonolli”

Faleceu nesta quarta-feira, dia 30, Rodolfo Sebastião Tonolli, na sua residência, em Itaguaçu, de causas naturais. Tonolli, como era mais conhecido em Coqueiros, era um manezinho clássico. Nascido no antigo Saco Grande – hoje João Paulo – tinha 85 anos e era aposentado da Fazenda.

Se mudou para Itaguaçu nos anos de 1970, quando construiu a casa e o bairro ainda nascia. Avaiano de coração, era sócio conselheiro e frequentador de jogos desde os tempos do estádio Adolfo Konder.

Rodolfo nem precisava, mas tinha o título honorário de “Manezinho da Ilha” e foi um dos personagens destacados na coluna do saudoso Aldírio Simões * na Folha de Coqueiros (foto). Colunista do jornal nos primeiros anos de circulação – 1995/96/97 – Aldírio descreveu em detalhes o estilo “Mauricinho” de Tonolli.

“O vaidoso manezinho acorda cedo e gasta boa parte da sua manhã cuidando da aparência. Após a barba, retoca a maquiagem com o inseparável Leite de Rosas, seguido de aplicação de um creme rejuvenescedor. Cuida do corpo com caminhadas pela orla de Coqueiros e costuma recarregar as baterias comtemplando a juventude da Praia da Joaquina, jogando dominó e tomando cuba-libre no bar do Maurílio com um seleto grupo adepto da vida mansa”, definiu Aldírio, na edição de maio de 1997.

O velório e a cremação aconteceram na tarde de quarta-feira, no Crematório Vaticano, em São José. Tonolli era viúvo de Zenaide Maria Tomio Tonolli, falecida há três anos. Ele deixa três filhos – Rogério, Alexandre e Andreia, e três netas.

Vai deixar saudades aos moradores de Coqueiros e Abraão.

Foto: Acervo de Família
Reprodução da coluna de Aldírio Simões: Folha de Coqueiros/1997

*O jornalista Aldírio Simões faleceu no dia 22 de janeiro de 2004, aos 62 anos.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!