Mais uma vez os abrigos de ônibus de Coqueiros viram polêmica no bairro. O antigo ponto que ficava em frente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), transferido para frente do Posto 4 Ilhas, novamente desaparece e deixa os usuários sem proteção da chuva e do vento. Contrários ao que aconteceu, os usuários estão à mercê das alterações climáticas faz uma semana.
“Além da falta de proteção, a mudança, por sua vez, ficou muito perigosa, pois o abrigo está instalado em cima da faixa de segurança e próximo à entrada e saída do posto de combustível”, reclamam os moradores, ao afirmarem que o antigo posto já estava no local há mais de 30 anos e, segundo eles, não atrapalhava o acesso de veículos da sede administrativa do Samu.
Procurado pela Folha de Coqueiros, o superintendente de Transportes e Mobilidades da Capital, Valci Brasil, informou que abrigo caiu em consequência do vendaval que atingiu a cidade na segunda-feira passada, dia 7 de agosto. “Como o piso de concreto foi instalado faz pouco tempo, ele não resistiu ao vento e desabou. Mas a equipe de manutenção já está providenciando a instalação e nossa expectativa é que na sexta-feira o abrigo esteja no local”, aponta.
EM FRENTE AO PARQUE DE COQUEIROS
A exemplo do abrigo próximo ao Samu, o ponto de ônibus que ficava em frente ao Parque de Coqueiros sumiu essa semana. “Aquele ponto é o mais usado que o do Centro Cultural e do que do IFSC”, lamenta o morador Timóteo Ribeiro Ramos. Segundo ele, a parada, no entanto, ainda consta no aplicativo do transporte coletivo da Capital.
De acordo com superintendente Valci Brasil, o abrigo foi retirado por conta das mudanças no trânsito implementadas nessa semana pela Prefeitura de Florianópolis.
“Com o estreitamento da Avenida Engenheiro Max de Souza, depois da instalação do sistema binário envolvendo a Rua Euclides de Castro e trecho da Max de Souza, a parada iria provocar engarrafamento na via”, aponta Brasil. Segundo ele, a decisão – tomada por engenheiros da prefeitura – não deverá causar problemas aos usuários, pois já existem dois pontos próximos no local.