folha-de-coqueiros-logo

Moradora de Coqueiros conquista o 1º Lugar do Prêmio Jabuti na categoria Tradução.

A semana encerra com duas boas notícias – na área da literatura – para o bairro de Coqueiros. As duas, por coincidência, aconteceram na terça-feira, dia 5, uma em Florianópolis (link abaixo) e a outra em São Paulo.

De São Paulo, a divulgação do 1º Lugar do Prêmio Jabuti, na categoria Tradução, foi de Fedra Rodriguez Hinojosa. Com o título Finnegans Rivolta, Fedra participou de um coletivo de profissionais do mercado editorial que teve como organizadora do livro e também tradutora a professora da UFSC Dirce Waltrick do Amarante.

Filha da amiga e moradora de Coqueiros Sandra Hinojosa, Fedra é formada em Letras e há muitos anos escolheu a profissão de tradutora. O romance Finnegans Rivolta, de James Joyce, foi editado pela Iluminuras.

O PRÊMIO

A 65ª edição do Prêmio Jabuti, a mais aguardada cerimônia de premiação do livro brasileiro, ocorreu na noite de terça-feira, dia 5, no Theatro Municipal de São Paulo.

Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a cerimônia consagrou “Engenheiro Fantasma”, de Fabrício Corsaletti, como o Livro do Ano de 2023. Este ano, o prêmio teve 4.245 obras inscritas, distribuídas em 21 categorias nos eixos de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

Além de ser contemplado com a estatueta dourada, Fabrício Corsaletti receberá o valor de R$ 70 mil e, de forma inédita, uma viagem para a próxima Feira do Livro de Frankfurt, com uma agenda especial elaborada pela CBL para reuniões com editores, agentes literários e outros escritores do mundo todo. A ideia é apoiar a internacionalização do autor e da sua obra.

Outra novidade da premiação em 2023 é a nova categoria, Escritor Estreante, voltada ao escritor ou escritora que tenha publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil, no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. Neste ano o vencedor foi Paulo Fehlauer, com a obra “Extremo Oeste”, publicado pela editora Cepe.

Desde 1958, o Prêmio Jabuti é um patrimônio cultural do país, reconhecendo e promovendo a rica produção literária nacional. A premiação valoriza todos os aspectos do setor editorial, dialogando com diversos públicos e adaptando-se às transformações sociais.

Sandra Annenberg e Ernesto Paglia, renomados jornalistas, foram os mestres de cerimônias. Sandra Annenberg, destacada por sua atuação como apresentadora e repórter, e Ernesto Paglia, conhecido por sua cobertura de eventos nacionais e internacionais, trouxeram sua experiência e carisma para a cerimônia.

A premiação também contou com duas obras com autores em memória. São elas “A notável história do homem – listrado”, de Fayga Ostrower, na categoria Ilustração, e “Educação Natural : textos póstumos e inéditos”, de João Gilberto Noll, na categoria Conto.

Texto: https://www.premiojabuti.com.br/

Conheça o outro destaque de Coqueiros na área da literatura no link abaixo:

EM TEMPO: Jornalista Celso Vicenzi, de Florianópolis, foi finalista na Categoria infantil – com o livro Voar na imaginação, da Editora Arte Editora. O 1º Lugar ficou com o livro Doçura, de Emília Nuñez, Anna Cunha, e da Editora Tibi Livros.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!