Vice-presidente da Pró-Coqueiros, biólogo Kiko Bungus, recebeu homenagem pelo Projeto Frutificar.


Fotos: Odara Cris/Divulgação
O auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ficou lotado, na noite da última quinta-feira, dia 10, para o evento de homenagens às pessoas que fazem parte da comunidade de defensoras e defensores do meio ambiente.
Realizado pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), o evento, que aconteceu no encerramento do mês do Meio Ambiente 2025, reverenciou várias instituições e profissionais que se destacam no segmento.
Entre eles, o vice-presidente da Pró-Coqueiros, o biólogo Rodrigo Kiko Bungus, que recebeu a homenagem por conta da sua atuação junto ao Projeto Frutificar, do qual é um dos fundadores e responsável por ações de recuperação ambiental, sistemas agroflorestais e pomares urbanos.
“Foi fantástico. O auditório totalmente lotado com representantes e apoiadores de 60 pessoas e entidades de todo o estado homenageados por seus serviços prestados ao meio ambiente. Muito bom receber e dar tanto carinho aos diversos amigos e amigas guerreiros pela causa”, celebrou Kiko ao agradecer à Associação de Moradores de Coqueiros e aos dirigentes da entidade presentes ao encontro.
“Um orgulho fazer parte dessa comunidade e associação, cujo espírito de luta alimenta a todos nós. Represento todos vocês, assim como todos vocês me representam”, acrescentou.


Professor Paulo Horta; Elaine Otto e o biólogo Rodrigo Kiko Bungus com a esposa Cláudia.
DEPUTADO AVALIA O ENCONTRO
“Foi um evento com muitos reencontros e valorização da trajetória de ativistas, atletas, artistas, escolas, organizações do poder público, do poder privado, do cooperativismo, do associativismo, grupos formais ou informais.
Pessoas que trabalham por um mundo melhor e deixam a nossa luta mais leve e alegre pela ecologia e a justiça social. Agradeço a todas as pessoas que lutam, diariamente e de forma incansável, no combate à poluição plástica, na defesa do ambiente inteiro, dos direitos do oceano, por justiça social. Nosso mandato se fortalece com cada um e cada uma de vocês”, disse Marquito a uma plateia atenta e que aplaudiu muito a quem recebeu as homenagens.
O parlamentar, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aprovou a LEI N° 19.247/2025, que institui o Dia Estadual da Promoção da Cultura Oceânica em SC, a ser celebrado anualmente no dia 8 de junho.
O combate à poluição plástica nos Oceanos foi o tema proposto pela ONU, no mês do Meio Ambiente (junho) e que também orientou os diversos eventos realizados pelo mandato de Marquito entre junho e julho.
GALERIA






Fotos Elaine Otto/Divulgação