Mobilização faz parte do Dia Mundial dos Oceanos e foi promovida pela Associação de Moradores de Coqueiros e Projeto Route.
Quem foi ao Parque de Coqueiros nesse domingo teve uma grande surpresa. A maré alta tomou conta do gramado, da pista de caminhada, do pergolado, dos bancos e demais equipamentos da área de lazer.
Mesmo assim, voluntários se mobilizaram para promover uma limpeza na praia do Parque. Ao todo, foram retirados cerca de 250 quilos de material não orgânico como plástico, isopor, e até uma mala foi encontrada entre os detritos.
Além da maré que acabou prejudicando a limpeza, poucos voluntários se engajaram na ação. “Se fosse um número maior de pessoas, com certeza teríamos recolhido mais de uma tonelada de lixo”, lamentou o vice-presidente da Associação de Moradores de Coqueiros, o biólogo Rodrigo Kiko Bungus, membro do Projeto Route, instituto conhecido mundo afora pela preservação dos oceanos.
Segundo Kiko, o local que apresentou uma quantidade maior de lixo foi na divisa do Parque com o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina). Ali, segundo ele, foram encontrados resquícios da presença de moradores em situação de rua.
Estiveram presentes na mobilização, a professora aposentada Ives Machado, a presidente do Conselho de Segurança de Coqueiros, Elaine Otto, a jornalista Sibyla Loureiro e o biólogo Rodrigo Kiko Bungus, além da moradora Auxiliadora.