Na sexta-feira, dia 12, uma mobilização no Brasil e em outros países vai lembrar a morte de Julieta Martinez, artista e ciclista assassinada no Amazonas, no ano passado. Ciclistas e apoiadores da causa vão ocupar as ruas de várias cidades em solidariedade à conhecida Miss Jujuba, a palhaça do amor, pedindo um basta à violência contra as mulheres.
Julieta foi assassinada no interior do Amazonas enquanto pedalava de volta para casa, onde passaria as festas de final de ano com a sua mãe, irmã e sua família venezuelana. Ela desapareceu no final de 2023, depois de agredida, roubada e abusada sexualmente antes de ser morta, conforme relato da Polícia Civil do Amazonas.
Em Florianópolis, o encontro ocorre às 19h na Pista de Skate da Trindade, após os ciclistas seguem até o trapiche da Beira-Mar Norte, e, na sequência, continuam pedalando até o Largo da Alfândega para o Ato Unificado para Miss Jujuba.
“Estaremos desde às 19h no Largo da Alfândega, concentrando, produzindo cartazes e aguardando os ciclistas. E quem quiser pode levar maquiagem, nariz de palhaço e alguma peça roxa”, avisa a professora e ciclista Ana Destri, integrante da Amobici- Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis.
“Contra todas as formas de violência, principalmente àquelas que matam as mulheres no Brasil, em especial na Amazônia, dominada pelo narcotráfico. É preciso dar um basta a esta situação e à impunidade”, destaca o professor de Arquitetura e Urbanismo da UFSC Francisco Carneiro, que também está mobilizando a comunidade universitária, professores, técnicos e estudantes, para participar do ato em homenagem à artista venezuelana (veja arte abaixo).