Falta de policiamento e local vulnerável são os principais problemas apontados pelo Instituto.

Fonoaudióloga Dayse Costa mostra os fios de energia furtados o que impediu o registro das câmeras
O Instituto de Audição e Terapia da Linguagem (Iatel), localizado no bairro de Coqueiros, foi totalmente depredado neste final de ano. Ladrões invadiram a área externa do imóvel e levaram o aparelho de ar-condicionado da sala de uma das funcionárias e quebraram os vidros de uma das janelas para carregar a esquadria de alumínio. Como se não bastasse, dias atrás a fiação elétrica foi arrancada do poste de energia.

“Tivemos um prejuízo de quase R$ 10 mil se computados, entre outros, todos os objetos, mão de obra e sistema de alarme. Portanto, não foi possível registrar o furto”, lamenta o professor Roberto Pacheco, ao reclamar da falta de atenção das polícias – após feito o BO – para investigar a ocorrência.
“Estamos aqui desde cedo aguardando os policiais e já são quase 14h e até agora ninguém apareceu. Encontramos manchas de sangue ao lado da cerca, vestígios que poderiam identificar os bandidos”, aponta Roberto, especializado em fonoaudiologia e acupuntura.



Lona da cobertura rasgada, janela quebrada e vidros espalhados pela escada.



Dayse mostra fios do poste furtados e local de onde foi levado o ar-condicionado.
Segundo ele, o descaso é ainda maior se apontada a condição de o Instituto ser conveniado do governo estadual e municipal na área da saúde. “Prestamos serviços, por exemplo, à Maternidade Carmela Dutra com a realização do Teste da Orelhinha. Já no município temos convênio para realizar testes de audiometria”, afirma.
MAIS PATRULHAMENTO
Com essas últimas ocorrências, o Iatel já soma cerca de 15 invasões nos últimos 3 anos, tempo em que mantém a sede na Rua São Pio X, 106, em Coqueiros. O grande problema é a falta de segurança nas imediações já que o imóvel é último endereço da rua e, para piorar, fica ao lado da Via Expressa e de frente ao Morro da Caixa.
“É necessário, para tentar impedir novas invasões, um patrulhamento mais efetivo da Guarda Municipal (GM) – que é nossa vizinha – ou da Polícia Militar, com rondas diárias e operações específicas para reduzir a criminalidade da região, além de investigar casos frequentes como os do Iatel”, diz Roberto.
Com mais de 50 anos de atuação na área da saúde, o Iatel é especializado no tratamento de pessoas com transtornos de linguagem e da comunicação.
SERVIÇO
Atendimento: fonoterapia, exames de audição e acupuntura
Endereço: Rua São Pio X, 106, Coqueiros (via transversal à Rua Capitão Euclides de Castro, entre o Supermercado Imperatriz e Feito Pizzas e Massas)
Agendamento: 48 991897256