folha-de-coqueiros-logo

Guia de Sinalização para Rotas de Cicloturismo e Trilhas será lançado na Alesc.

Evento proposto pelo deputado Marquito acontece terça-feira, 19 de agosto, Dia Nacional do Ciclista.

Florianópolis será palco do lançamento catarinense do Guia de Sinalização para Rotas de Cicloturismo e Trilhas de Ciclismo de Montanha no Brasil, publicação inédita que estabelece diretrizes para a implantação de circuitos ciclísticos seguros e padronizados em todo o território nacional. A solenidade de lançamento é uma proposição do deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alesc, autor do Projeto de Lei “Morte Zero de Ciclistas” e defensor ativo do cicloturismo como política pública.

A programação inclui uma Mesa-Redonda com o tema “Iniciativas de fomento ao ciclismo nas vias urbanas e no Turismo de Aventura”, reunindo especialistas, autoridades e representantes do setor. Por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Acessibilidade (CSA/Alesc), foi viabilizada a impressão de exemplares da publicação, que serão direcionados ao público alvo através de inscrição prévia.

As potencialidades do cicloturismo e ciclismo de montanha são amplamente observadas em todo o território catarinense. Além do relevo peculiar com trilhas exploradas por entusiastas e competidores do Mountain Bike, o Estado possui atualmente 13 Circuitos de Cicloturismo oficiais, reunindo inúmeros atrativos que consolidam essa modalidade de viagem sustentável em franca ascensão. Além disso, o segmento em Santa Catarina atualmente compõe a oferta de experiências no Plano Internacional de Marketing Turístico da Embratur.

A iniciativa pioneira, representada pelo Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, completa no próximo ano 20 anos de existência e segue atraindo milhares de viajantes em busca de suas belezas espalhadas por nove municípios e mais de 300 quilômetros de extensão. Atualmente, um grupo estadual de governança do Cicloturismo busca desenvolver o segmento através de diversas ações, entre elas a proposição de um Decreto para regulamentar a Lei nº 18.384/2022, que “Institui a Política de Incentivo ao Cicloturismo no âmbito do Estado de Santa Catarina”.

O Guia de Sinalização para Rotas de Cicloturismo e Trilhas de Ciclismo de Montanha no Brasil é um referencial fundamental para a padronização e qualificação dos Circuitos Catarinenses, com base em normas técnicas, segurança, conforto e navegação segura pelos usuários em sua variedade de percursos. A publicação é resultado de uma parceria entre a Aliança Bike, a Rede Brasileira de Trilhas e o Observatório do Cicloturismo, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A elaboração do documento envolveu dez encontros técnicos com participação de gestores públicos, construtores de trilhas, operadores de turismo, pesquisadores e ciclistas. A obra busca apoiar a administração pública em todas as esferas, iniciativas da sociedade civil, empreendimentos privados e comunidades locais interessadas em estruturar percursos ciclísticos de maneira segura, acessível e ambientalmente responsável.

SERVIÇO
O quê:
 Lançamento do Guia de Sinalização para Rotas de Cicloturismo e Trilhas de Ciclismo de Montanha no Brasil
Entrada gratuita–  inscreva-se em https://bit.ly/GuiaSinalizacaoCicloturismo (Haverá distribuição da publicação impressa, limitada aos 100 primeiros inscritos).
Quando: Terça-feira, 19 de agosto de 2025, às 18h30
Onde: Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Florianópolis/SC
Atividade paralela: Mesa-redonda “Iniciativas de fomento ao ciclismo nas vias urbanas e no turismo de aventura”

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!