folha-de-coqueiros-logo

Fundação Hassis reabre com exposição dia 15 de setembro.

Novos projetos marcam os 21 anos da instituição completados neste mês de agosto.

A Fundação Hassis vai abrir as portas com um novo conceito. Dessa vez, de sentir e experimentar a arte através de cursos para um público variado. Para tanto, a casa está fechada desde março para manutenção interna e com data marcada para inauguração: dia 15 de setembro, às 13h. Portanto, uma ótima oportunidade para apreciar as obras do artista plástico Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis. No dia seguinte, dia 16, inicia o primeiro curso: o Projeto Educar para Maturidade.   

“Nossa proposta, agora, é trazer o conceito de reviveser que nada mais é do que criar opções de cursos e parcerias para ampliar as atividades e dar movimento à Fundação”, explicam as irmãs Leilah e Luciana Corrêa, que administram o espaço, ao lembrar que nesse mês de agosto a Fundação completa 21 anos. Filhas do artista plástico Hassis, Leilah e Luciana, logo após a morte do pai, resolveram criar o Museu Hassis para preservar as obras e manter viva a sua memória.

Localizada em Itaguaçu, na mesma casa que Hassis morou e manteve o seu ateliê, a residência ganhou nova fachada e um ambiente climatizado para conservar o acervo do artista que reúne desenhos, pinturas, fotografias e documentos sobre a história da arte de Santa Catarina desde 1940.  

Projeto Ateliê Vivo

E são justamente essas obras que farão parte dos cursos através do Projeto Ateliê Vivo. “Trata-se de um espaço mais dinâmico, onde o olhar, o fazer e o pensar sobre a arte se entrelaçam com práticas de diferentes linguagens estéticas. Os quadros serão a grande fonte de inspiração e recursos para trabalhar as aulas”, diz Leilah.

Além dos cursos (veja abaixo), a Fundação continuará mantendo a visitação de escolas e promovendo exposições. O destaque dessa nova fase é o começo de parcerias com a clínica de psicologia  Óchhi Espaço Terapêutico, que lança o Educar para a Maturidade. Projeto que vai oferecer curso com carga horária de 12 horas e que, entre os objetivos, propõe desenvolver competências, habilidades e atitudes maduras.

“Educar para maturidade é trabalhar o amadurecimento, e não a idade. É resgatar a sensibilidade, um olhar mais harmonioso, mais leve diante dos desafios do mundo contemporâneo”, diz a assistente social Elizabeth Valiat, coordenadora do projeto.

CONHEÇA OS CURSOS
Ateliê Portas Abertas

– É um ateliê contínuo para crianças. Um espaço pra criação baseado na pesquisa e na experimentação de diferentes materiais e linguagens artísticas. Nele, as crianças aprendem fazendo arte a manifestar suas inquietações e percepções nos diferentes contextos de investigação da arte propostos pelos atelieristas da Fundação Hassis.

– O Ateliê Portas Abertas recebe as crianças de 3 a 10 anos. É possível aderir às atividades semanalmente ou fechar pacotes de acordo com a programação do Ateliê Portas Abertas.

Ateliê Afetos
– É para a família, para as pessoas que se ligam por afetos. Tem como propósito oferecer uma vez ao mês vivências estéticas que cultivem o prazer de estar e fazer junto.

Ateliê Confluências
– É o Ateliê de encontros. Encontros com amigos, parceiros e convidados a habitar o espaço Ateliê Vivo pra compartilhar saberes, processos criativos ou ministrar cursos e oficinas. É nesse Ateliê que a primeira parceria foi realizada e surgiu o Projeto Educar para a Maturidade.

Atliê Itinerante
– Propõe intervir e ocupar outros espaços fora dos muros da Fundação Hassis. A ideia é transformar os diferentes lugares em espaços de criação e oferecer experiências artísticas buscando uma aproximação entre os mais diferentes públicos e as artes.

  • Espaço para os cursos: lugar de 50 metros quadrados no jardim da Fundação Assis que já foi casa e ateliê do artista. Uma sala multiuso com nome Ontem Manhã toda de vidro feita para acolher o Ateliê Aberto, oficinas, vivências e exposições.

FUNDAÇÃO HASSIS
Endereço:
Rua Luiz da Costa Freysleben, 87, bairro Itaguaçu
Exposição Hassis de abertura: 15 de setembro às 13h
Para agendar visitas: 48 99131-0107
Inicio dos cursos: 16 de setembro
Informações e inscrições: curso Educar para Maturidade48 98812 1036 e educarparamaturidade@gmail.com

Fotos: arquivo Folha de Coqueiros
Texto: Sibyla Loureiro

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!