A semana iniciou com mobilização da comunidade depois da morte de uma senhora de 74 anos em plena faixa de segurança. Moradores participaram de entrevista promovida pela SCC/SBT na esquina da Avenida Engenheiro Max de Souza com Rua Doutor Abel Capela, local onde ocorreu o acidente. Comunidade pediu faixa de pedestre elevada e melhor iluminação naquele trecho.
Ainda nas imediações, um veículo em alta velocidade por pouco não atropelou na calçada um pedestre em frente à loja Filho da Fruta de Coqueiros. Felizmente, só a placa de trânsito foi derrubada. O jeito encontrado pelos donos da loja, na tentativa de evitar quedas no passeio público, foi colocar um saco plástico no poste que sustentava a sinalização.
Por conta dos perigos do trânsito denunciados por moradores, a Polícia Militar esteve presente em um dos principais pontos do bairro de Coqueiros: no cruzamento das avenidas Almirante Tamandaré e Engenheiro Max de Souza, durante o período da manhã, de maior movimento de veículos, e na saída dos alunos das escolas Almirante Carvalhal e Nei Coqueiros. A presença da PM recebeu elogios e aplausos da comunidade, principalmente ao coronel Maurício, comandante do 22º BPM, que determinou o policiamento.
E a Guarda Municipal completou maioridade essa semana. Celebrou seus 18 anos de serviços prestados à Capital, oferecendo segurança e “ampliando a presença diária em praças, parques, nas ruas, e em projetos sociais para evitar o crime, antes que ele aconteça”, aponta o secretário da Segurança, Araújo Gomes. Ficam aqui registrados os agradecimentos dos moradores e da equipe da Folha de Coqueiros à corporação. “Assim como as forças armadas são para o Brasil, a nossa PM é para o Estado, a GMF é um braço forte e uma mão amiga de Florianópolis”, resume o líder comunitário Jorge Getúlio.
Revitalização das Praias do Meio, da Saudade e do Riso já iniciou. Depois da polêmica em torno da retirada das embarcações da beira da Praia do Riso – já que os barcos estavam ancorados no local da obra – a empresa que vai tocar a construção, a STC – Serviços de Terraplanagem e Construção Ltda, colocou as estacas na orla para erguer os deques previstos no projeto. A pergunta que está sendo feita pela comunidade é: “Por que obras irregulares que impedem o livre acesso à beira-mar também não são retiradas?”(foto).
O impasse, agora, é quanto à remoção das embarcações na beira da Praia do Meio, já que pescadores e donos de caiaques acabaram de ordenar os barcos no local a pedido da Superintendência da Pesca. A exemplo do que ocorreu na Praia do Riso, será feita uma reunião com os donos das embarcações e o superintendente Adriano Weickert para resolveu o assunto.
Os proprietários das embarcações hospedadas na Praia do Meio esperam que os barcos continuem ancorados na orla, conforme garantiu o secretário Valter Gallina, durante o lançamento do projeto de Revitalização da Orla, dia 18, no Centro Cultural do Continente.
Moradores de Coqueiros estão torcendo para os proprietários do prédio abandonado em frente ao Detran, na Rua Almirante Tamandaré com Travessa Jeneroso da Silveira, darem continuidade à obra paralisada há muitos anos. Ou colocar o prédio abaixo, conforme relato dos donos à Guarda Municipal, durante atendimento da corporação a um suposto incêndio no imóvel. O fogo, ateado pelos proprietários, era apenas pra limpar o terreno.
Quem foi eleita para comandar o Conselho de Segurança da Região de Coqueiros nos próximos dois anos foi a chapa “Segurança e Cidadania”, formada pela presidente Elaine Otto, vice-presidente Leonardo Contin, secretários José Vitor da Silva Filho e Sibyla Loureiro, e o diretor de Social e de Assuntos Comunitários Luiz Frantz. Meta é dar continuidade aos Núcleos Setoriais de Mobilidade e de Condomínios e promover reuniões itinerantes. Posse será no dia 13 de junho. Na foto, com o delegado Márcio Fortkamp (centro).
Também toma posse no próximo dia 7 de junho a nova diretora do Cefid/Udesc, professora Suzana Pereira, que nos últimos anos foi responsável pelos Projetos de Extensão do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Suzana Pereira é a primeira mulher em 49 anos de existência do Centro a assumir a direção-geral da instituição de ensino. Parabéns professora.