folha-de-coqueiros-logo

FOTOS E FATOS: Veja os acontecimentos da semana na região de Coqueiros.

Nem completou um mês da instalação da lombofaixa em frente ao Shopping Chamonix, em Coqueiros, e a lombada já está se deteriorando. Um perigo para quem circula no entorno, pois fragmentos do asfalto podem atingir os pedestres, além de causar transtorno aos veículos. Em resumo, a instalação foi feita às pressas, o material usado não deve ser de boa qualidade, o local escolhido também não foi o correto e, segundo os usuários, não está cumprindo com o seu objetivo, que é a redução da velocidade: ficou muito baixa.

Em se tratando de obra, a Rua Byer Filho virou palco de buracos. Por conta do trânsito intenso de caminhões, que pertencem a uma empresa de papa-entulho das redondezas, as lajotas estão soltas o que causa problemas na circulação de veículos. Há dois anos os moradores estão pedindo o calçamento da rua e, para surpresa da vizinhança, a via não faz parte da relação de obras que serão revitalizadas no Continente, recém-divulgada pela prefeitura.   

Projeto de Revitalização da orla de Coqueiros começa a gerar polêmica. Retirada de embarcações da beira-mar por conta da instalação dos deques nas três praias que serão revitalizadas – do Riso, da Saudade e do Meio – além da maré alta são problemas apontados por moradores. Na Praia do Meio, por exemplo, a polêmica está na perda da cultura local, que são os barcos de pesca. A intervenção pode causar impactos ambientais indesejáveis à praia, especialmente a diminuição da faixa de areia existente, que já está reduzida. Então, cabe esclarecer como será absorvida a maré alta para não atingir os deques que estão projetados.

Um exemplo de cidadania: Durante a eleição para o Conselho da Cidade, no dia 9 de junho, a presidente da Associação de Moradores de Coqueiros, jornalista Sibyla Loureiro, se deparou com um problema de acessibilidade: o local de votação – o Centro de Educação Continuada – na Rua Ferreira Lima – mantinha dois lances de escada para chegar até o auditório. Ao expor o problema ao servidor Alexandre Felix, recebeu como resposta um pedido de desculpas e solução futura para o caso: segundo ele, as Audiências Públicas no Distrito Sede e na final serão promovidas em outro local.

Em tempo: As Associações de Moradores do Bairro de Coqueiros – Pró-Coqueiros – e do Bom Abrigo- Amaba – são as duas entidades eleitas da sociedade civil para representar a área Continental de Florianópolis mandato 2022/2024.  As associações e os demais membros do Conselho foram empossados dia 13, quando também foi apresentado o Calendário de Audiências Públicas – pelo prefeito Topázio Neto -para revisão do Plano Diretor.  A do Continente será realizada no dia 22 de julho no SEST/SENAT. Para saber mais sobre o Plano Diretor acesse bit.ly/planodiretor2022.

Boa notícia: Reunião no recém-inaugurado Centro Cultural do Continente para tratar da agenda de atividades, foi possível estabelecer uma parceria entre as entidades comunitárias da região e a Fundação Franklin Cascaes, mantenedora do espaço. Até o momento, foram reservados dois dias na semana para ensaios do Grupo de Dança Açoriana, que faz parte das unidades de saúde de Coqueiros e do Abraão.

De acordo com a responsável pela agenda, Suelen Novaes, quem estiver interesse em organizar exposição de arte, de lançamento de livros ou outro evento, deve reservar no local, que fica ao lado do Parque de Coqueiros e funciona a partir das 13h. Estavam presentes os representantes do IFSC; do Cefid; da Pró-Coqueiros, da Amaba, do Conselho de Saúde de Coqueiros; do Conselho de Saúde do Balneário; do Codecon; vereador Marquinhos, e dirigentes da Franklin Cascaes e da ONG Hope House.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!